Um vídeo publicado no Instagram no início de agosto mostra um pequeno grupo de visitantes do Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, perseguindo uma família de ursos.
+ As mulheres, que já trabalharam neste parque nacional, agora estão proibidas até de visitá-lo
+ Corpo de mulher morta por urso é encontrado perto de Yellowstone
Embora o usuário do Instagram @willspencer00 tenha postado o vídeo originalmente no início de agosto, ele só alcançou grande circulação na semana passada, quando @touronsofyellowstone, uma conta dedicada a narrar o mau comportamento dos visitantes no parque nacional mais antigo dos EUA, o compartilhou de novo.
Quando o vídeo começa, uma mãe ursa negra e seus dois filhotes estão em busca de alimento na beira de uma estrada congestionada. De repente, a porta de um dos veículos parados se abre e uma pessoa sai. Este parece ser o sinal que os outros visitantes estão esperando: quase simultaneamente, cerca de meia dúzia de pessoas saem dos carros e começam a se mover em direção aos ursos. Uma pessoa segurando algum tipo de pedaço de papel e um adulto segurando uma criança começam a correr em direção aos animais. A mãe ursa se afasta e, quando o vídeo termina, os filhotes a seguem.
Embora a família de ursos nesta situação fosse de ursos negros avessos a conflitos, aproximar-se de uma mamãe parda e de seus filhotes é estatisticamente a melhor maneira de ser atacado – e as pessoas do vídeo não estavam cientes sobre o animal o suficiente.
Confira o vídeo dos turistas perseguindo a família de ursos em Yellowstone:
Ver essa foto no Instagram
Surpreendentemente, as criaturas em maior perigo neste vídeo não são os turistas que correm a todo vapor contra um grupo de animais selvagens – são os ursos. Quando entram em conflito com humanos, os ursos são quase sempre os perdedores, ficando tão habituados à presença das pessoas que acabam sacrificados, atropelados ou realocados para longe do seu território de origem. Tal como acontece com a maioria das criaturas, aproximar-se de um urso é uma ótima maneira de colocá-lo em risco.
Embora correr em volta de um urso nunca seja uma boa ideia (se você encontrar um, o procedimento padrão é ficar o maior possível e falar com ele em voz alta, mas de forma calma), fugir de um é um erro compreensível – o tipo de coisa que um humano normal e assustado poderia fazer por instinto. Mas se você vir alguém correndo em direção a um? Não se junte ao rebanho.