Um redemoinho gigante com cerca de 30 metros de altura foi visto em Brejo Bonito, povoado de Bom Jesus de Goiás, sul do estado, na segunda-feira (31). Ninguém ficou ferido.
O representante comercial Elton José, de 45 anos, trabalhava na região quando viu o fenômeno, segundo o G1.
“Eu nunca tinha visto nada parecido e naquela proporção. O pessoal ficou assustado com a força e tinha gente até correndo”, disse.
Leia mais
+ Manual prático de como sobreviver a desastres naturais
+ Terra Ronca, em Goiás, guarda cavernas impressionantes
+ Sucuris gigantes são flagradas em expedições de fotógrafos no MS
Elton viu o redemoinho gigante por volta das 13h. Segundo ele, o fenômeno durou por cerca de 2 minutos e afetou uma rede elétrica da região.
André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), explicou ao G1 que nesta época do ano é comum a formação de redemoinhos em Goiás. “A terra está exposta, e as condições do tempo, temperatura elevada e umidade baixa, propiciam a ocorrência desse fenômeno.”
Ele também informou que redemoinhos deste tipo podem chegar a 40 metros de altura e podem ser um risco para a população.
“O redemoinho começa a formar e logo perde a intensidade. Não levanta gente, mas pode danificar telhas ou derrubar outdoors. Ele gera velocidade, mas um ou dois minutos depois, morre”, explicou André ao G1.
Veja o vídeo do redemoinho que atingiu a região de Bom Jesus de Goiás: