Um snowboarder norte-americano escapou por pouco com vida quando uma avalanche desceu a montanha em que ele estava.
Maurice Kervin, 25, estava praticando snowboard em No Name Peak, perto de Loveland Pass, em Summit County, Colorado, quando de repente se deparou com a neve caindo rapidamente atrás dele.
Kervin, um esquiador experiente, mas snowboarder amador, tinha apenas começado sua descida montanha abaixo quando desencadeou a avalanche.
Leia Mais: Mudança climática pode tornar avalanches mais perigosas
Ele conseguiu capturar toda a experiência de parar o coração em vídeo. “Fiquei pasmo com o quão grande era e muito grato por estar vivo, honestamente”, disse Kervin à CNN.
O snowboarder disse como soube que algo estava errado depois de repente ver “rachaduras” estourando na neve abaixo dele.
Veja o vídeo:
“A neve está se partindo em blocos, essencialmente, e parece que se partem rachaduras ou teias de aranha na sua frente na neve”, disse ele.
Quando a neve começou a arrastá-lo para baixo, Kervin acionou seu airbag de avalanche contido em sua mochila para mantê-lo no topo da neve. Em uma avalanche, objetos maiores sobem à superfície, enquanto objetos menores afundam.
O sistema de airbag incorporado em sua mochila mostra um grande balão inflar com o puxão de uma corda. Ele é projetado para aumentar o tamanho da pessoa que o usa, de modo que ela suba naturalmente à superfície da neve e evite que a pessoa que o usa seja enterrada.
Kervin acredita que ele caiu cerca de 300 metros enquanto a neve descia a montanha.
Ele admite que sabia que as condições nas encostas eram arriscadas. Mas junto com um amigo, ele verificou as condições e sentiu que era seguro o suficiente para eles fazerem a descida.
“Como qualquer pessoa que já foi pego em uma avalanche pode dizer, pensamos que estávamos livres e decidimos que era o caso, e claramente não era”, disse ele.
Na última década, cerca de 27 pessoas morreram em avalanches a cada ano nos Estados Unidos, com 23 mortos apenas em 2020.