Bichos-preguiça passam a maior parte de suas vidas em árvores, apenas visitando o chão para fazer cocô (cerca de uma vez por semana). Eles aprenderam a manipular tudo no alto das árvores, desde dormir, comer até o acasalamento e, sim, dar à luz. Um vídeo capturou este raro momento, em que um bicho-preguiça fêmea, em um galho, exibe seu bebê ainda preso pelo cordão umbilical.

O vídeo foi capturado pelo guia turístico Steven Vela, perto do Parque Nacional do Vulcão Arenal, na Costa Rica. Após o parto, bebê cai imediatamente, pendendo do cordão umbilical até a mãe o agarrar, abraçando-o ao corpo e começa a lambê-lo.

+ Os finalistas do concurso de fotos engraçadas de animais selvagens
+ Os animais sentem amor?

“Isso foi algo incrível”, disse Steven à CNN. “Acho que vou morrer e nunca mais vou ver algo assim.”

Provavelmente isso é verdade, pois testemunhar bicho-preguiça neste momento é incrivelmente raro. Até o próprio guia não fazia ideia de que a preguiça estava nos estágios finais do trabalho de parto quando ele parou o veículo depois de avistá-la.

As raras ocasiões em que são observadas, quando os bichos-preguiça dão à luz, eles tentam colocar as mãos embaixo de onde o bebê sai. No entanto, não houve observações suficientes para saber se seus cordões umbilicais se adaptaram para serem super fortes para esse método incomum de parto ou se esses nascimentos testemunhados aconteceram por esse caminho.

“Não se sabe se o comportamento do bebê pendurado pelo cordão umbilical é típico de um nascimento de preguiça, pois existem muito poucos dados sobre isso atualmente – mas parece incomum”, afirma George Sunter do ZSL London Zoo aos IFLScience. “O que testemunhamos aqui no zoológico de Londres é que os bebês nascem prontos para sair e podem se agarrar à mãe a partir do momento em que nascem”.

Veja o registro:







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo