A temporada está sendo marcada por avalanches violentas no Manaslu e no último domingo (2) não foi diferente, com mais uma queda sendo registrada na encosta da montanha.
Desta vez, a avalanche atingiu em cheio o acampamento base, destruindo várias barracas. De acordo com informações do site Alta Montanha, ninguém ficou ferido no local.
Veja também
+ Corpo da alpinista e esquiadora Hilaree Nelson é encontrado no Himalaia
+ Gabriel Tarso e Fernanda Maciel escapam por pouco de avalanche no Manaslu
+ Como controlar o psicológico em alta montanha
O incidente foi registrado por Tashi Lakpa Sherpa. No vídeo abaixo, é possível ver uma enorme massa de gelo e pedras se aproximando do acampamento enquanto os escaladores procuram proteção.
Ver essa foto no Instagram
Essa não foi a única avalanche na montanha nepalesa no domingo. Um sherpa está desaparecido após ser atingido por outra avalanche entre o campo 2 e o campo 1.
Na semana passada, o corpo da famosa montanhista Hilaree Nelson foi encontrado na montanha de 8.163 metros, a oitava mais alta do mundo, depois de uma avalanche.
Apesar de não existir uma análise ampla sobre a mudança climática e os risco do alpinismo no Himalaia, os montanhistas mencionam um alargamento das fendas, regiões nevadas que se tornaram aquosas e formações de lagos de gelo.
Devido ao alto risco, algumas agências já estão se retirando do Manaslu e encerrando suas expedições no local. Mas dezenas de montanhistas ainda estão na montanha devido às tentativas de cume previstas para essa semana.
“Tivemos uma grande avalanche no Manaslu no acampamento base. Nunca vi uma avalanche como esta antes. Todos estão seguros e toda a nossa equipe está voltando para o acampamento base. Vamos tentar desmontar o acampamento hoje e deixá-lo por segurança”, relatou o experiente guia Mingma G.