As imagens do Monte Everest estão cada vez mais nítidas, claras e vertiginosas. Se escalar até o topo do mundo com seus próprios pés está fora de alcance, você agora pode tomar os céus – virtualmente – e ver o cume por si mesmo.

No último dia 10 de julho, a fabricante chinesa de drones DJI lançou um vídeo impressionante do pico mais alto do mundo. O clipe de quatro minutos leva os espectadores em um passeio aéreo de alta definição do Campo Base, a 5.364 metros, até o cume da montanha, a 8.848 metros.

O vídeo foi filmado com um drone DJI Mavic 3 Pro – sim, um dispositivo que você pode comprar na sua loja local de eletrônicos.

Veja também
+ Por que menos pessoas morreram no Monte Everest este ano
+ O que acontece com seu corpo quando você escala o Everest
+ Daniel Nascimento testa positivo em antidoping e está fora de Paris 2024

Como um autoproclamado geek de imagens do Everest, eu recomendo totalmente este vídeo. Não, não é tão impressionante quanto o filme de realidade virtual The QUEST: EVEREST VR, que vi no início deste ano. Mas supera o vídeo de drone de 2022 do Monte Everest, que também foi filmado com um dispositivo DJI.

O vídeo mais recente fornece uma visão completa do alto da rota até o topo do Monte Everest. O dispositivo segue a rota tradicional do Nepal – a mesma que centenas de alpinistas seguiram em maio passado para acessar o cume.

Ao longo de sua viagem, o dispositivo sobrevoa os marcos que aficionados pelo Everest, como eu, memorizam: a Cascata de Gelo de Khumbu, o Balcony e o Hillary Step, só para citar alguns.

O vídeo mostra as perigosas torres de gelo da Geleira de Khumbu, as paredes altíssimas acima da rota conhecida como Western Cwm e a íngreme face do Lhotse. Também captura a incrível ascensão vertical que os alpinistas devem enfrentar após deixar o Campo IV a 7.925 metros rumo ao topo.

Há quatro clipes de vídeo separados que são editados juntos para completar toda a jornada.

A DJI está na vanguarda da experimentação com drones no pico mais alto do mundo. No início desta primavera, a empresa testou seu drone de carga, o FlyCart 30, no Campo Base. Trabalhando ao lado de oficiais nepaleses, engenheiros da DJI pilotaram o dispositivo sobre a Cascata de Gelo de Khumbu até o Campo I a 6.065 metros enquanto transportavam dois tanques de oxigênio.

Os oficiais acreditam que os dispositivos voadores podem um dia ser usados para transportar equipamentos para a montanha e trazer lixo de volta. Por enquanto, os dispositivos aéreos serão usados principalmente para criar vídeos vertiginosos perfeitos para assistir no seu intervalo de almoço.

*Matéria originalmente publicada na Outside USA.