O que era para ser apenas uma pausa de uma visitante e seu cachorro para admirar a paisagem no Colorado National Monument, nos Estados Unidos, virou um grande susto. Yogi, uma border collie, acabou saltando de um penhasco a mais de 30 metros de altura — e, milagrosamente, sobreviveu sem grandes machucados. As informações são do jornal USA TODAY.
+ 4 exercícios de respiração para evitar o mal da altitude
+ Por que tantas pessoas morrem praticando snorkeling no Havaí
O acidente aconteceu na última segunda-feira (31). De acordo com o Gabinete do Xerife do Condado de Mesa, a cachorra viajava com sua tutora e, durante a parada para contemplar a vista, pulou do carro e correu direto em direção à beira do cânion, sem perceber o perigo. Em poucos segundos, despencou do alto até uma saliência mais abaixo.
Apesar da queda assustadora, Yogi teve sorte. Um policial que estava próximo tentou resgatá-la com uma vara de captura de animais, mas a altura do desfiladeiro dificultou o seu trabalh. Foi então que a equipe de resgate com cordas do Mesa County Search and Rescue foi acionada.
Imagens divulgadas pelo xerife mostram os socorristas descendo com equipamentos de escalada para alcançar Yogi, que pesa cerca de 18 kg. Segundo Nallely Bean, secretária do Mesa County Search and Rescue, a operação começou pouco depois do meio-dia e levou cerca de duas horas até que a border collie estivesse novamente em segurança ao lado da tutora.
Mesmo após uma queda tão longa, Yogi surpreendeu: estava de pé e caminhando assim que chegou ao topo. Levado imediatamente a um veterinário de emergência, o animal foi diagnosticado apenas com escoriações e pequenos hematomas — sem fraturas ou lesões internas.
“Se cães têm sete vidas como os gatos, ela definitivamente usou uma delas nessa aventura no Monument”, brincou o Gabinete do Xerife do Condado de Mesa em publicação nas redes sociais.
Assista o vídeo do resgate: