Duas baleias jubarte foram encontradas mortas em Praia Grande, em São Paulo e na Ilha do Mel, no Paraná, nesta terça (18). Ambas já estavam em estado avançado de decomposição.
De acordo com o Instituto Biopesca de São Paulo, a baleia registrada no bairro Aviação, em Praia Grande, era fêmea, jovem, com 7,23 metros de comprimento e peso estimado de aproximadamente 5,5 toneladas. O órgão também disse que essa foi a primeira ocorrência da espécie na região.
“Com apoio da GCM e da Prefeitura Municipal de Praia Grande, os técnicos do Instituto realizaram as primeiras análises para investigar a causa da morte. A necropsia foi conduzida pelas veterinárias do Instituto que, com auxílio de toda a equipe, colheram amostras para análises complementares”, disse o Instituto Biopesca de São Paulo em suas redes sociais.
Leia mais
+ Vídeo: banhistas flagram baleia em praia de Florianópolis
+ Milhares de peixes com formatos peculiares aparecem em praia na Califórnia
“Nesta época, as baleias jubarte vindas das áreas de alimentação, nas regiões polares como a Antártida, passam pela região a caminho de uma de suas áreas de reprodução, no litoral nordeste no Brasil. Alguns animais que acabam morrendo por diferentes causas, podem encalhar nas praias ao longo deste percurso”, explicou o médico veterinário e coordenador geral do Instituto Rodrigo Valle ao UOL.
Em relação à baleia jubarte que apareceu no Paraná, o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) informou que o animal encontrado na Ilha do Mel tinha aproximadamente 13 metros de comprimento. Ainda não há mais informações porque, segundo a instituição, a equipe técnica ainda está realizando trabalho em campo, de acordo com o UOL.
No começo de abril, uma baleia jubarte também foi vista na região sul, em uma praia de Florianópolis relativamente próxima aos banhistas.
Veja o vídeo de uma das baleias jubarte encontradas mortas, registrado em Praia Grande:
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram