Dois brasileiros que participam de uma expedição de volta ao mundo com um veleiro estão à deriva na Polinésia Francesa. Os irmãos Celso Pereira Neto e Lucas Pereira informaram nas redes sociais na quarta-feira (3) que sofreram um acidente, perderam o leme da embarcação e, desde então, estão à deriva.

A dupla saiu de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, em março de 2018 com o veleiro Kaootsh. Os irmãos contaram em um post no Instagram que enfrentaram uma tempestade com ventos de mais de 100 km/h na Polinésia Francesa. No entanto, infelizmente o leme, parte responsável por nortear a embarcação, quebrou. Eles explicam que tentaram instalar um leme reserva, mas, devido ao mau tempo, ainda não conseguiram.

“As ondas lá fora explodindo no costado do veleiro, nós à deriva, sem rumo. Não estávamos acreditando no que estava acontecendo, parecia que a qualquer momento iríamos acordar e tudo aquilo teria sido apenas um simples pesadelo”, relata um texto publicado no perfil da expedição dos brasileiros com o veleiro.

+ Após 40 anos de tentativas, alguém atravessou de caiaque o mar da Tasmânia
+ Mergulhador francês faz expedição solo pela Passagem do Noroeste

Os irmãos estavam seguindo para o norte da região, em busca de temperaturas mais altas para fugir do frio dos últimos dias, segundo o diário de bordo atualizado na terça-feira (2). O plano era seguir para a Nova Zelândia, com saída marcada para o dia 25 de setembro.

Segundo o pai dos dois, Celso Pereira Junior, a família está em contato com eles e monitora a situação. De acordo com Celso Junior, ainda não há necessidade de pedido por socorro e que os dois estão em segurança, apesar do mar agitado. Além disso, um resgate seria muito difícil devido às condições do mar. A previsão que é que o clima melhore na região a partir de sábado.

Os jovens alertaram no post que este acidente pode comprometer todo o projeto de volta ao mundo com o veleiro. A expectativa de duração da expedição com o veleiro dure quatro anos.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo