O ciclista Mathieu van der Poel vai participar do mundial de gravel sancionado pela UCI neste fim de semana na Itália, confirmaram fontes nesta segunda-feira (3). Este será o seu primeiro evento desde sua controversa saída do Wollongong UCI Road World Championships após um caso de agressão na Austrália.
+ Quem é Oscar Onley, o jovem que quase superou o campeão do Tour de France
+ 8 razões para você investir em uma bike gravel
Van der Poel foi interrogado pela polícia, multado e mais tarde proibido de retornar à Austrália por três anos após uma briga com adolescentes que estavam perturbando seu sono na noite anterior à corrida masculina de elite. Van der Poel pediu desculpas após o incidente.
Estreia no gravel
O ciclista holandês disse que esta será sua primeira prova de gravel, mas não quis perder a chance de competir.
“Estamos escrevendo um pouco de história no domingo”, disse Van der Poel na segunda-feira. “Esta será minha primeira corrida de gravel na minha carreira, embora não seja completamente nova. Eu treinei na bike de gravel pela primeira vez hoje e parece algo entre corridas de estrada e ciclocross. A adaptação na bicicleta não foi tão ruim.”
O jornalista holandês Thijs Zonnenveld postou pela primeira vez uma mensagem no Twitter sugerindo as notícias na tarde de segunda-feira. Fontes mais tarde confirmaram à VeloNews que a Mathieu van der Poel vai participar do mundial de gravel.
Van der Poel minimizou as expectativas na segunda-feira em um comunicado de imprensa oficial para confirmar sua participação. “É principalmente divertido estar lá. E se a sensação estiver boa no domingo, obviamente faremos o nosso melhor para obter o melhor resultado possível”, disse ele.
Alguns outros profissionais do WorldTour masculino de elite também vão competir nos primeiros campeonatos mundiais de gravel sancionados pela UCI. Outros incluem Greg Van Avermaet, Gianni Vermeersch, Zdenek Stybar, Peter Sagan e Daniel Oss.
Alguns dos principais nomes do campo feminino de elite incluem Lauren Stephens e Pauline Ferrand-Prévot.
Mundial de gravel neste fim de semana
O mundial sancionado pela UCI está programado para acontecer nas estradas da região de Veneto, na Itália, no fim de semana de 8 a 9 de outubro.
As rotas ricas em história começam no Patrimônio Mundial da UNESCO de Vicenza, passam perto da cidade de Pádua e terminam na cidade murada medieval de Cittadella, 25 km a nordeste de Vicenza.
Mulheres de elite, faixa etária feminina e categorias masculinas com mais de 50 anos correrão no sábado, 8 de outubro, em um percurso de 140 km com 69% de gravel e 700 metros de ganho de elevação.
No domingo, os homens de elite e as categorias sub-49 correm no mesmo percurso, com a adição de um circuito final de 25 km. Os pilotos de faixa etária completarão o circuito uma vez para um total de 165 km e 750 metros de ganho de altitude, enquanto os homens de elite o completarão duas vezes, para um total de 190 km e 800 metros de ganho de altitude e um total de 73% de gravel.