Ex-campeã mundial de ciclismo Van den Broek-Blaak anuncia aposentadoria ao esperar segundo filho

Por Velo/Outside USA

Chantal van den Broek-Blaak
Foto: Reprodução/Instagram/Chantal van den Broek-Blaak

A ex-campeã mundial Chantal van den Broek-Blaak anunciou sua aposentadoria do ciclismo profissional após descobrir que está esperando seu segundo filho.

+ Henrique Avancini apresenta equipe com novidades para 2025
+ Diante do incontrolável: brasileiro encara swell histórico em Nazaré

A ciclista holandesa de 35 anos da equipe SD Worx-Protime planejava competir até 2025, mas decidiu encerrar sua carreira antes do previsto após confirmar recentemente a gravidez.

“Foi uma mudança de planos, mas não há motivo melhor para deixar o esporte de alto nível”, disse Van den Broek-Blaak nesta terça-feira (11).

“Agora tenho 35 anos e queria correr por mais um ano”, afirmou. “No campo de treinamento em dezembro, já estava atingindo bons números nos testes. Finalmente tive a mesma sensação na bicicleta de antes da minha primeira gravidez e estava ansiosa para mostrar as cores da bandeira holandesa novamente.”

“No início de janeiro, descobrimos que eu estava grávida novamente. No começo foi estranho, mas logo percebi como sou sortuda por ter conseguido engravidar novamente com tanta facilidade”, acrescentou.

Conquistas marcantes

Van den Broek-Blaak conquistou o título mundial de estrada em 2017, em Bergen, na Noruega, e venceu grandes clássicas, como o Tour de Flandres, Strade Bianche, Amstel Gold Race, Gent-Wevelgem e Omloop Het Nieuwsblad.

Ela ingressou na SD Worx-Protime — então Boels-Dolmans — em 2015 e foi peça fundamental na ascensão da equipe como uma das potências do ciclismo feminino.

“É isso que a vida realmente significa”

Van den Broek-Blaak já havia se afastado das competições em 2023 e, após o nascimento de sua filha Noa, retornou às provas e conquistou o título nacional de estrada dos Países Baixos em 2024.

O retorno às competições, no entanto, não foi fácil.

“Não foi um ano simples”, disse ela em comunicado à imprensa. “Mentalmente, tive que me acostumar com o papel de mãe combinado com o esporte de alto nível. Corri boas provas, mas faltava estabilidade.”

“A conquista do título nacional foi um grande destaque, mostrando que ainda poderia competir no mais alto nível.”

Sua aposentadoria também reforça os desafios que as atletas enfrentam ao equilibrar a carreira esportiva com a maternidade. Outras ciclistas já passaram por esse caminho, como Lizzie Deignan, Laura Kenny, Kristin Armstrong e Ellen Van Dijk.

“Isso é o que a vida realmente significa. O ano de despedida não acontecerá agora”, disse ela. “Com a temporada de 2024, na qual me tornei campeã nacional novamente, consegui me despedir do ciclismo de forma muito especial.”

Peça-chave na história da SD Worx-Protime

A saída de Van den Broek-Blaak representa uma perda significativa para a equipe SD Worx-Protime, onde atuou como uma das principais líderes ao longo de quase uma década, conquistando algumas das vitórias mais importantes do time.

“Estamos muito felizes por Chantal estar esperando seu segundo filho”, disse o gerente da equipe, Erwin Janssen. “Ainda estávamos ansiosos para um grande ano final dela sobre a bicicleta, mas a felicidade da gravidez é a coisa mais maravilhosa para ela.”

“Olhamos para trás com orgulho para tudo o que conquistamos com Chantal nesses 10 anos de equipe. Ela foi uma das melhores ciclistas do mundo por muitos anos, com o título mundial de 2017 como o maior destaque, é claro”, afirmou Janssen.

“Ela também se tornou uma referência dentro do nosso time. O fato de ter conseguido vencer o campeonato nacional novamente no ano passado, após sua primeira gravidez, mostra o quão especial ela foi como ciclista.”