Uma vacina contra a Covid-19 é, sem dúvida, um símbolo de esperança para toda a humanidade. No entanto, segundo reportagem do jornal britânico Daily Mail, cerca de meio milhão de tubarões poderão ser sacrificados durante o processo de produção da vacina.
Visto que um óleo natural feito no fígado dos animais é usado para a fabricação do esqualeno, ingrediente usado para aumentar a eficácia de vacinas.
Leia Mais:
+ Foto de tubarão rodeado por cardume em forma de coração leva prêmio
+ Nem cobra, tubarão ou onça: conheça os verdadeiros seres perigosos da natureza
De acordo com alguns estudos apresentados, o esqualeno cria uma resposta imunológica mais forte, potencializando a eficácia da vacina contra a Covid-19.
Contudo, o grupo conservacionista Shark Allies acredita que a dose adequada para cada vacina demande o abate de 250 mil tubarões.
Seguindo essa lógica, o Shark Allies acredita que, como existem diferentes fórmulas de vacinas contra a Covid-19 em teste, é provável que o número de tubarões mortos chegue a 500 mil.
“Colher algo de um animal selvagem nunca será sustentável, especialmente se for um predador de topo que não se reproduz em grandes números”, disse Stefanie Brendl, fundadora da Shark Allies.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), existem 40 vacinas candidatas para Covid-19 em avaliação clínica e 142 vacinas em avaliação pré-clínica.
Por conseguinte, a Shark Allies afirma que 17 delas usam adjuvantes (cinco deles baseados em esqualeno de tubarão).
Alternativa vegetal
Em meio a um cenário obscuro para preservação dos oceanos, a organização conservacionista afirma que existem alternativas mais sustentáveis do que a caça aos tubarões.
Uma das empresas produtoras de esqualeno, com sede no Vale do Silício, nos Estados Unidos, usa um processo que obtém o produto através da cana-de-açúcar.
O esqualeno sintético desenvolvido pela empresa, no entanto, ainda não está liberado e passa por avaliação das autoridades sanitárias dos EUA.
Os ambientalistas esperam que a urgência por alternativas mais sustentáveis à criação de novas vacinas contra a Covid-19 aumentem a velocidade dessas avaliações.
De acordo com os conservacionistas, atualmente a demanda pela fabricação de cosméticos e óleo de máquina já são responsáveis pelo abate de cerca de três milhões de tubarões.
Por fim, a Shark Allies reforça que um aumento súbito na demanda pode aumentar a pressão sobre populações de tubarões em todo mundo, algo que poderia gerar um desequilíbrio de consequências imprevisíveis aos oceanos.