UTMB destaca crescimento histórico da participação feminina no trail run

Por Redação

A participação feminina saltou de um quarto para quase um terço no circuito UTMB em 2024. Foto: Luke Webster.

Novos dados divulgados pela organização da UTMB (Ultra Trail du Mont Blanc) mostram que a participação feminina no evento aumentou de um quarto para quase um terço em 2024.

Com 13.493 corredores competindo em 218 corridas em 25 países, a Série Mundial UTMB oferece uma visão privilegiada sobre o cenário atual do trail run, e os números da última temporada mostram que cada vez mais mulheres estão aderindo às trilhas.

Veja também
+ Como é participar da prova de trail run do Rocky Mountain Games
+ Pesquisa inédita mapeia o cenário do trail run feminino no Brasil
+ A receita secreta — e simples — de Alex Honnold para potencializar seus treinos

Em comparação com 25% de participação no ano anterior, 2024 registrou um aumento para 29%, após o encerramento da Série Mundial com a Hoka Chiang Mai Thailand, em dezembro.

“O Grupo UTMB está comprometido com o desenvolvimento da participação feminina e está planejando novas medidas para incentivar mais mulheres a praticarem corrida em trilha e a correrem distâncias mais longas”, afirmou a UTMB em comunicado.

Os destaques do ano nas corridas de trilha femininas incluem a norte-americana Katie Schide, que estabeleceu um novo recorde de percurso na corrida principal ao redor do Mont Blanc, em agosto, reduzindo 21 minutos do recorde anterior de Courtney Dauwalter.

Dauwalter não participou da corrida este ano, mas estava ocupada vencendo outras corridas de 100 milhas no circuito UTMB, como a Transgrancanaria, Mt Fuji 100 e Hardrock 100, estabelecendo novos recordes de percurso nas duas últimas.

Fora do circuito UTMB, uma das maiores histórias de sucesso das mulheres nas corridas em trilha em 2024 foi, sem dúvida, a de Jasmin Paris, que se tornou a primeira mulher a completar a extenuante Barkley Marathons em maio.

Enquanto isso, Tara Dower estabeleceu um novo recorde de tempo conhecido (FKT) com suporte na Trilha dos Apalaches em setembro, percorrendo mais de 3.200 quilômetros em apenas 40 dias, 18 horas e 5 minutos.