USP amplia sistema de ciclofaixas dentro da Cidade Universitária

Por Redação

Cidade Universitária
Ciclofaixa com estacionamento paralelo de veículos oferece maior proteção aos ciclistas. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Localizada na Zona Oeste da capital paulista, a Cidade Universitária tornou-se mais amigável aos ciclistas. Na última quarta-feira (19), foi entregue o novo sistema cicloviário do campus do Butantã da USP (Universidade de São Paulo).

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Orçadas em cerca de R$ 3,4 milhões, as obras começaram em agosto de 2021 e ainda estão em andamento. Segundo o Jornal da USP, o sistema é composto por quase 29 km de ciclofaixas, que já estão interligadas à malha cicloviária do município de São Paulo pelos portões 1 e 2.

Ainda estão previstas a construção de aproximadamente 6 km de caminhos cicláveis – vias que entram no espaço de unidades e órgãos centrais – e a instalação de paraciclos.

A nova lógica de organização do tráfego em pontos mais movimentados chama atenção. Para não haver a perda de vagas de estacionamento, estas foram posicionadas entre a ciclofaixa e as faixas de rodagem de automóveis nas avenidas Luciano Gualberto, Lineu Prestes e Lúcio Martins Rodrigues. Além de manter as vagas, esse modelo oferece maior proteção aos ciclistas.

Para dar prioridade a pedestres e ciclistas, algumas medidas foram tomadas, como o reforço da sinalização das vias, a redução da velocidade para 40 km/h em toda a Cidade Universitária e a reorganização dos estacionamentos de veículos.

Um pouco antes do fechamento motivado pela pandemia de covid-19, em 5 de março de 2020, foram inauguradas na Cidade Universitária 18 estações do Bike Sampa, operado pela Tembici e com bicicletas patrocinadas pelo Itaú Unibanco. Para usá-las, basta o ciclista baixar o aplicativo Bike Itaú, escolher um plano e liberar uma das estacionadas. Pode-se devolvê-la em outras estações — não necessariamente a da retirada.