Urubus estão comendo vacas vivas nos EUA; fazendeiros querem licença para caça

Por Redação

Urubus estão comendo vacas vivas nos EUA; fazendeiros querem licença para caça
Imagem: Shutterstock

Os urubus-de-cabeça-preta (os chamados black voltures, ou abutres negros, nos EUA) estão comendo vacas que estão fracas e vulneráveis no condado de Scott, no sul do estado norte-americano de Indiana.

+ EUA: Grand Canyon procura voluntários para matar bisões
+ Nova Zelândia caça animais fofinhos para salvar espécies nativa

O criador de gados John Hardin contou ao USA Today que perdeu pelo menos dois, mas possivelmente até quatro, animais nos últimos anos por causa dos urubus-de-cabeça-preta.

Essas aves são protegidas por uma lei internacional: a Lei de Aves Migratórias de 1918 decreta que é ilegal mutilar ou matar os black vultures sem licença, o que custa US $ 100 (R$ 533, na cotação atual) em Indiana. Os agricultores podem se inscrever para uma dessas licenças por meio do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA, mas consideram o processo oneroso.

Hardin e outros fazendeiros então comemoraram uma medida do Indiana Farm Bureau lançada no início de agosto. A organização começou um programa no qual os criadores de gado podem solicitar uma licença para matar legalmente e remover um determinado número deurubus-de-cabeça-preta de suas propriedades.

A iniciativa está sendo desenvolvida há vários anos, mas a organização agrícola espera que tenha um impacto rápido nos urubus que estão comendo as vacas vivas no estado.

“Quando você está no ramo de criação de animais, uma das piores coisas que você deseja é que um animal morra, especialmente da forma como os abutres fazem isso”, disse Hardin. “Uma vez que eles os pegam, eles arrancam o nariz do bezerro, cutucam em torno de sua boca, rosto e umbigo. Então, o bezerro não pode sobreviver por muito tempo depois disso.”

Uma pesquisa com apenas cerca de 20 fazendeiros descobriu que eles perderam 25 animais para urubus-de-cabeça-preta nos últimos três anos, incluindo vacas e bezerros adultos. Uma única vaca pode valer mais de US $ 1.000 (cerca de R$ 5.300) e, para pequenos produtores, a perda de apenas uma vaca pode ser um grande transtorno para sua operação.

“Os abutres estão aqui para ficar e teremos que encontrar maneiras de vivermos todos juntos”, disse ele. “Se isso significa que alguns pássaros precisam ser removidos de forma letal, esperançosamente estamos minimizando o número de pássaros que temos que tratar dessa forma e o número de gado perdido.”