Urso polar mata homem em acampamento em Svalbard

urso polar mata homem
Imagem Shutterstock

Urso polar mata homem após ataque em um acampamento perto de Longyearbyen, no arquipélago ártico Svalbard, na Noruega. O homem era um turista estrangeiro e foi declarado morto ao chegar no hospital. 

+ Siga a Go Outside no Instagram

Longyearbyen está a 800km ao norte da Noruega continental. O urso foi sacrificado por locais em um estacionamento perto do aeroporto. De acordo com o canal norueguês NRK, o homem estava em uma das barracas do acampamento quando foi atacado. 

Foram registrados apenas 5 ataques fatais de ursos polares na região desde 1971, mas as  autoridades alertam constantemente sobre o risco de ursos polares e de não respeitar as regras de segurança. 

+ Urso polar com fome é visto vagando em cidade russa
+ Caçador é morto em ataque de urso polar no Canadá

Um site local avisa sobre o risco de ursos polares em Svalbard e pede as pessoas que se mantenham o mais distante possível deles. Além disso, é claramente divulgado que o staff do camping carrega armas de fogo. Há diversas placas físicas no local também. Os visitantes que acampam recebem avisos e alertas de que devem portar armas de fogo ao andar na natureza nesta região.

Urso polar mata homem 

A última morte por um encontro com urso polar em Svalbard aconteceu em 2011, quando o jovem inglês Horatio Chapple, de 17 anos, foi morto durante um acampamento da British Schools Exploring Society.

Em 2015, um urso polar arrastou um turista tcheco para fora da barraca em Longyearbyen, rasgando suas costas com as unhas até que o urso fosse parado por um tiro. 

Uma investigação vai apurar os detalhes do acidente, para saber se havia alguém de guarda no local. Apesar da presença humana, é um território natural dos ursos polares. 

Havia outras seis pessoas em barracas quando o ataque aconteceu. Os turistas não podem levar armas para o acampamento, nem permite uso de alarmes e lanternas para afastar os ursos. O dono do acampamento tinha comprado recentemente uma cerca elétrica para proteger o lugar. 

Os encontros com ursos têm sido frequentes em Svalbard, a ponto de os cientistas da universidade local estarem evitando acampar perto do litoral, onde fica o acampamento, por causa do aumento da presença de ursos polares.