O urso polar estava a cerca de 500 quilômetros de distância de seu habitat natural

Por Redação

Um jovem urso polar com fome e exausto foi visto andando pelos arredores da cidade industrial de Norilsk, na Sibéria, nesta semana. O animal estava a centenas de quilômetros de seu habitat habitual, na costa e ilhas do Oceano Ártico.

+ Ursos polares famintos invadem arquipélago na Rússia
+ Groenlândia perdeu mais de 2 biliões de toneladas de gelo na última semana

De acordo com a agência de notícias estatal russa TASS, a última vez que um urso polar apareceu perto de Norislk foi mais de 40 anos atrás. Oleg Krashevsky, um especialista em vida selvagem, tirou as fotos do animal.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por The Guardian (@guardian) em

“Ele está com muita fome, muito magro e perdido. Ele vagueia à procura de comida. Ele quase não presta atenção a pessoas e carros”, disse Oleg à CNN. “Ele é bem jovem e possivelmente perdeu a mãe.”

O especialista acredita que o urso provavelmente perdeu a orientação e foi para o sul. “Ursos polares vivem na costa que está a mais de 500 quilômetros de distância de nós. Como ele chegou a Norilsk não está claro.”

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por El Mundo (@elmundo_es) em

O gelo do mar em todo o Ártico está derretendo rapidamente devido à mudança climática. O efeito está forçando os ursos a viajarem mais longe para encontrar comida.

Os moradores locais foram advertidos para serem cuidadosos nas áreas onde o urso está vagando. O animal foi visto pela primeira vez por um grupo de adolescentes, que o filmaram e postaram o vídeo no Instagram.

O site de notícias locais NGS24.RU informou que na quarta-feira (19) especialistas vão para o local examinar o urso e determinar possíveis sintomas de exaustão ou trauma físico.