Urso invade escola na Califórnia e come lanche de alunos

Por Backpacker/Outside USA

Urso invade escola na Califórnia
Foto: Ian Sawrey

Na semana passada, a professora de uma escola charter da Califórnia (EUA), Elaine Salmon, saiu de sua sala de aula por alguns minutos para tirar algumas cópias. Quando ela voltou, havia um aluno atrás de uma das mesas que ela não esperava: um jovem urso-negro. Pior ainda, o urso havia encontrado os kits de crise para situações de terremotos das crianças, que continham lanches. Quando Salmon descobriu o animal, ele já estava no meio de uma das barras de granola de emergência.

+ Ursos polares matam trabalhador canadense em raro ataque no Ártico
+ Turistas jogam paintball em parque nacional dos EUA e podem pegar até seis meses de prisão

Salmon rapidamente ligou para seu marido, Ian Sawrey, que por acaso é um especialista em remoção de ursos. (A escola charter está localizada em Pine Mountain Club, uma parte rural do estado ao norte de Los Angeles, onde encontros com ursos são comuns). Sawrey conseguiu escoltar o animal para fora do prédio sem problemas. Ninguém – incluindo o urso – foi ferido no incidente.

No último ano, Sawrey respondeu a centenas de incidentes e invasões relacionados a ursos, ele contou à emissora norte-americana KGET. Em alguns casos, os ursos invadiram casas em plena luz do dia, enquanto os ocupantes estavam em casa. Alguns desses animais estão tão dessensibilizados que não respondem a gritos, ruídos altos ou qualquer outro método comum de dissuasão de ursos. Alguns ursos são até reincidentes.

Em Lake Tahoe, Califórnia, um urso, apelidado de Hank, o Tanque, por sua figura rotunda e estrutura de aproximadamente 230 kg, foi associado a quase duas dúzias de invasões. Em Lake Tahoe, Pine Mountain Club e outras cidades montanhosas, os residentes foram ao ponto de trancar portas e janelas, carregar buzinas de ar e colocar alarmes e “tapetes de boas-vindas” com espinhos perto das entradas para ajudar a manter os ursos longe.

“Sim, vivemos com a natureza. Sim, vivemos com ursos, mas os ursos ultrapassaram uma linha”, disse Sawrey ao KGET.

No entanto, é provável que os ursos não estejam conscientemente cientes de tais limites. Em vez disso, eles foram treinados ao longo de meses ou anos de experiência a associar lugares frequentados por humanos com refeições fáceis (afinal, é muito mais eficiente em termos de energia obter uma refeição comendo algum lixo do que vagar por quilômetros em busca de um arbusto de frutas ou uma carcaça). Com o tempo, esses ursos também foram treinados para associar seres humanos a um incômodo menor – não a um perigo real – o que explica por que aprendem a ignorar barulhos e gestos.

O resultado é perigoso para os humanos. Também é perigoso para os ursos. Os ursos que se alimentam de lixo às vezes ingerem itens que não são alimentos, o que pode resultar em bloqueios intestinais. Em casos graves, esses bloqueios podem causar a morte por inanição. O outro problema é que apenas uma boa refeição de lixo (ou, digamos, uma deliciosa barra de granola de emergência) é suficiente para que um urso comece a associar casas humanas com recompensas alimentares. Se o urso se habituar demais, ele precisará ser sacrificado.

Kara Van Hoose, oficial de informação pública do Colorado Parks and Wildlife, recomenda fazer o mesmo que os moradores de Pine Mountain Club: Tornar a cidade o mais inóspita possível para os ursos.

“Os ursos são realmente engenhosos e sabem como abrir carros. Eles podem abrir portas para entrar em sua casa. A melhor maneira de mantê-los afastados é manter essas portas trancadas”, disse ela em uma entrevista recente à Backpacker, da Outside USA, sobre segurança com ursos. Ela também recomenda carregar spray de urso, mesmo que você esteja no seu próprio quintal, se viver no coração de uma área com ursos. Isso envia uma mensagem física forte de que os ursos não são bem-vindos.

“Queremos que os ursos permaneçam selvagens”, diz Van Hoose. O segredo, ela enfatiza, é vigilância constante. “Quando você deixa comedouros de pássaros ou seu lixo do lado de fora, você está contribuindo para a habituação desse urso, e quando os ursos ficam confortáveis perto de humanos, isso leva a conflitos.”