Os restos incrivelmente preservados de um urso adulto da Idade do Gelo foram descobertos após ser congelado por pelo menos 22.000 anos nas profundezas da Sibéria.
O animal extinto foi descoberto nas ilhas Lyakhovsky, no extremo nordeste da Rússia, por pastores de renas e agora será analisado por cientistas da Universidade Federal do Nordeste (NEFU) em Yakutsk.
Acredita-se que este urso congelado recém-descoberto tenha entre 22.000 e 39.500 anos. Mas os pesquisadores estão procurando realizar uma análise de radiocarbono para localizar uma idade precisa.
Leia Mais:
+ Filhote de 18 mil anos é achado preservado e congelado na Sibéria
+ Onda de calor na Sibéria é evidência de mudanças climáticas
“Este é o primeiro e único achado desse tipo – uma carcaça de urso inteira com tecidos moles. Ele está completamente preservado, com todos os órgãos internos no lugar, incluindo até o nariz ”, disse a Dra. Lena Grigorieva, pesquisadora do NEFU, em um comunicado.
O NEFU também anunciou que descobriu a carcaça preservada de um filhote de urso da Idade do Gelo no continente de Yakutia. De acordo com os os cientitas, é onde eles devem ser capazes de obter DNA.
O urso-das-cavernas (Ursus spelaeus) é uma espécie ou subespécie pré-histórica que viveu em grande parte da Eurásia até cair em extinção há cerca de 15.000 anos. Inúmeros fatores estão por trás de sua morte, mas acredita-se que um dos principais fatores foi a caça excessiva de humanos neandertais.
Caçar esse animal é uma façanha impressionante, considerando seu tamanho. A espécie pode crescer até mais que o maior urso-pardo ou urso polar, com alguns pesando até 1.000 kg. Porém, mesmo desse tamanho feroz, eles eram na verdade herbívoros que se alimentavam principalmente de vegetais. Também se sabe que entre 0,9 e 2,4 por cento do DNA encontrado nos ursos-pardos se originou dos ursos-das-cavernas, o que significa que seu gene ainda vive nas espécies modernas.
O aquecimento das temperaturas nos últimos anos tem visto quantidades crescentes de degelo do permafrost da Sibéria. Embora seja uma má notícia por uma série de razões, ajudou a revelar uma série de animais extintos da Idade do Gelo, incluindo mamutes, rinocerontes lanudos, pássaros e vários filhotes de lobos.