Urca do Minhoto, no Rio Grande do Norte, figura na maior premiação de ondas grandes do Brasil

Por Redação

Kauli Seadi se aventura de foil surfing na Urca do Minhoto. Foto: Fidel Dantas.

A região Nordeste está muito bem representada no Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes. É no local que fica a Urca do Minhoto, a 29km da costa do Rio Grande do Norte, que alinha condições de ventos ideais para a formação de super ondas que podem chegar a 4 metros. Considerada um paraíso e um dos points dos surfistas nacionais, o local foi inscrito na premiação e os vencedores serão conhecidos em 6 de abril, no Rio de Janeiro.

Dois atletas, Danilo Costa, ex-atleta da elite mundial e campeão brasileiro master de surf, e Kauli Seadi, tricampeão mundial de windsurfe, já estão inscritos na premiação com vídeos e fotos do pico, que reúne ondas de alta qualidade e um belíssimo visual das águas da região. Kauli se aventurou no foil surfing que dá a impressão de que o atleta está flutuando em pleno mar!

Veja também
+ Rocky Mountain Games divulga programação e agenda cultural em Campos do Jordão
+ Nova rota de cicloturismo liga Piauí e Ceará em trajeto de 130km
+ Por que Brasília é um paraíso para os amantes do esporte outdoor

Considerada uma das principais celebrações do surf nacional, a premiação possui três modalidades, no masculino e no feminino: Surf, Bodyboard e Bodysurf. As categorias são: Maior Onda do Ano, Melhor Onda do Ano (feminino e masculino), Melhor Onda Bodysurf, Melhor Onda Bodyboard e Maior Vaca. Ao todo, este ano, o evento já recebeu 441 inscrições e anunciará os finalistas da competição em breve.

De acordo com os organizadores, uma ação como esta abre espaço para que surfistas locais de qualquer região do Brasil tenham a oportunidade de concorrer em igualdade com os big riders nacionais. Além disso, comprova que na costa litorânea brasileira, ao contrário do que muitos pensam, há sim ondas grandes.

“O Prêmio Ocyan de Ondas Grandes celebra os nossos atletas e as ondas incríveis, além de mostrar imagens impressionantes que muitos não imaginam ter no Brasil. É um prêmio democrático em que atletas amadores e profissionais disputam de igual para igual”, diz Guilherme Braga, um dos idealizadores do projeto.

Assim como na edição de 2022, serão distribuídos mais de R$50 mil reais entre os vencedores. Os finalistas serão anunciados em abril durante a cerimônia de premiação que acontecerá no Rio de Janeiro.

Sobre o Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes

Considerada uma das principais premiações do surf nacional, o Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes tem como objetivo eleger as melhores e mais impressionantes ondas surfadas no litoral brasileiro através do registro fotográfico e de vídeo. Em sua última edição, recebeu 447 inscrições, o que foi considerado um recorde!

A esmagadora maioria foi do estado do Rio de Janeiro (350), seguida do Espírito Santo (38), Santa Catarina (36), Bahia (7), São Paulo (5) e Pernambuco (2). Houve também recorde de participação feminina, mais de 75 ondas grandes surfadas por mulheres, além do alcance estrondoso de mais de 28 milhões de pessoas nas redes sociais.

SERVIÇO:

5ª edição do Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grande
Site para inscrições: www.brasileirodeondasgrandes.com.br.
Instagram: @brasileirodeondasgrandes


 







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo