Único morador de ilha paradisíaca na Itália é despejado pelo governo

morador ilha itália
Mauro Morandi em selfie postada no seu Instagram (Imagem: Reprodução/Instagram/@maurodabudelli)

Após 32 anos vivendo sozinho em uma ilha na costa da Sardenha, o professor aposentado Mauro Morandi, conhecido como o Robinson Crusoé italiano, deve abandonar sua casa na ilha de Budelli.

Ele não sabia da existência da ilha até seu veleiro naufragar por ali, em 1989. Encantado pelo lugar, que é conhecido por ter praias de areia rosa e natureza intocada, ele assumiu o posto do antigo guardião e passou a ser o único morador de Bundelli.

Desde então ele cuida da ilha, que era privada, no verão e passa o inverno devorando livros, 40 em média, segundo ele.

Mas em 2015 o governo italiano tornou a ilha parte do Parque Nacional La Maddalena e começou uma disputa para tirar Morandi de lá, já que passou a ser uma área de preservação.

Depois de muita briga, o ermitão anunciou na sua página no Facebook que estava desistindo da batalha e ia embora para Madalena, também na Sardenha.

A ilha de Budelli foi famosa nos anos 1980 e 1990 pela praia de areia rosa, rica em um mineral que dava essa coloração. No entanto, o turismo predatório fez com que a areia virasse um souvenir, levada embora em garrafas por turistas e usada por artesãos locais.

Hoje, a praia nem de longe lembra a cor original, restando só um leve tom rosa.

O canal Great Big Story fez um minidocumentário da vida de Mauro na ilha.

Já com uma nova casa, Mauro agora procura um lar para seu casal de gatos, que ele teme que não se adaptem à vida na cidade.