Adora o sabor do sal, mas não gosta dos efeitos adversos à saúde? Em vez disso, opte por um substituto do sal e viva uma vida mais longa e cheia de sabor. É amplamente conhecido que as pessoas em todo o mundo consomem muito mais sódio do que deveriam e não o suficiente de potássio. Isso é importante porque o sódio, um dos dois ingredientes do mineral, está definitivamente ligado à pressão alta, aumentando assim o risco de doenças cardíacas, derrames e mortes (o outro ingrediente do sal é o cloreto).
+ O que acontece com seu corpo ao beber álcool após um pedal pesado
+ Luara Mandelli avalia ano dourado e títulos inéditos para Seleção Brasileira Jr de surf
+ Cinco dicas incríveis de nutrição para o surfista
O estudo é o primeiro esforço em grande escala para examinar os benefícios dos substitutos do mineral em relação ao sal comum e envolveu quase 21 mil moradores com idade média de 65 anos na China rural durante um período de cinco anos (embora a pandemia do Covid-19 tenha afetado esse cronograma um pouco). Todos os participantes tinham um histórico anterior de pressão arterial elevada e/ou acidente vascular cerebral.
No estudo, metade dos participantes foi instruída a cozinhar e temperar usando um substituto do sal que receberam. Este produto era 75% cloreto de sódio e 25% de cloreto de potássio (o potássio pode baixar a pressão sanguínea). Eles também foram encorajados a usar menos do que normalmente usariam. O grupo de controle, no entanto, foi instruído a continuar com os negócios habituais em termos de uso do mineral, com um produto que era 100% cloreto de sódio.
As descobertas foram esmagadoramente a favor do substituto do sal, pois esse grupo teve 13% menos eventos cardiovasculares graves (derrames e ataques cardíacos) e 12% menos mortes prematuras do que o grupo que continuou com o uso regular de sal. Essas descobertas indicam que o uso de substitutos do sal poderia salvar 460 mil vidas chinesas todos os anos, possivelmente milhares a mais em escala mundial.
“Embora os substitutos do sal sejam um pouco mais caros do que o sal comum, eles ainda são muito baratos – apenas alguns dólares por ano para fazer a troca”, disse o principal autor do estudo, Bruce Neal, diretor executivo do The George Institute for Global Health, e professor de medicina, em comunicado. “Além de mostrar benefícios claros para importantes resultados de saúde, nosso estudo também afasta as preocupações sobre possíveis riscos. Não vimos nenhuma indicação de qualquer dano do potássio adicionado no substituto do sal. Certamente, pacientes com doença renal grave não devem usar substitutos do sal, mas eles também precisam ficar longe do sal comum.”
Converse com seu médico antes de decidir mudar do sal para um substituto se tiver algum problema médico, como doença renal ou cardíaca. Algumas dessas condições já podem aumentar o nível de potássio no sangue. Lembre-se também de que a maior parte da ingestão de sódio vem de alimentos processados ou de restaurantes, e não do saleiro.