O soldado australiano Terry Harch, de 29 anos, foi resgatado na última sexta-feira (3) após passar quase uma semana preso pelo mau tempo no Mount Aspiring, da Nova Zelândia. Alpinista foi encontrado sem água e comida, e também sem saco de dormir ou fogareiro.  

Terry foi dado como desaparecido três dias depois. Equipes de busca encontraram seu saco de dormir, fogão, comida e outros equipamentos em uma cabana na montanha. Para ser localizado, o alpinista acionou o seu rastreador Spot.

A história de Terry ganhou ainda mais notoriedade pelo fato dele ter se abrigado em uma caverna de neve durante a maior parte do tempo. De acordo com a equipe do resgate, o soldado sofreu um leve congelamento e até onde se sabe, ele estava sem água e comida enquanto estava perdido.

“Eu não acho que ele teria durado outra noite”, disse o piloto. “Ele teve sorte de estar vivo”, disse Sean Mullally, piloto do helicóptero do resgate.

O primeiro maior perigo de Terry era a hipotermia. Mas, à medida que os dias passavam, a desidratação tornou-se uma séria preocupação. Por ter deixado seu fogão para trás, o alpinista não conseguia derreter a neve. Ingerir diretamente o gelo baixa a temperatura corporal.

Cerca de 70% do corpo humano é composto por água. Em média, uma pessoa pode viver de 3 a 5 dias sem ingerir água. A maioria das pessoas pode ficar sem comer por até seis semanas, dependendo da gordura corporal.

Há casos ainda mais surpreendentes de sobrevivência como o alpinista japonês Mitsutaka Uchikoshi que em 2006 sobreviveu por três semanas sem comida e água após ter caído em um estado hipotérmico semelhante à hibernação.

Mitsutaka escalou o Monte Rokko (931m) no oeste do Japão, mas tropeçou e perdeu a consciência durante sua descida solo. Ele foi encontrado 23 dias depois com uma temperatura corporal de apenas 22ºC, um pulso quase imperceptível e falência múltipla de órgãos. Ele se recuperou completamente.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo