Um enorme monumento pré-histórico foi descoberto próximo ao Stonehenge. Arqueólogos encontraram evidências de um círculo de dutos com menos 20 poços circulares pré-históricos – com mais de 10 metros de diâmetro e cinco metros de profundidade – no antigo assentamento neolítico de Durrington Walls, três quilômetros a nordeste de Stonehenge.
Os dutos se combinam para formar um círculo com mais de dois quilômetros de diâmetro, disseram arqueólogos da Universidade de St. Andrew’s. O monumento provavelmente é neolítico e foi criado há mais de 4.500 anos, acrescentaram. A primeira etapa de Stonehenge foi construída por volta de 3.000 aC.
+ Nova descoberta pode resolver o mistério das pirâmides egípcias
A equipe de arqueólogos acredita que os dutos foram construídas como um limite para uma área sagrada ou área associada ao henge. O período neolítico, durante o qual os primeiros agricultores da Grã-Bretanha trabalharam, é caracterizado pelo desenvolvimento de grandes estruturas rituais e cercados ornamentados, incluindo o famoso círculo de pedras em Stonehenge.
“No entanto, nenhuma estrutura pré-histórica comparativa no Reino Unido abrange uma área tão grande como o círculo de eixos em Durrington, e a estrutura é atualmente única”, disse a universidade em comunicado à imprensa.
+ Itália lança um tour virtual por Pompeia com novas descobertas
Em entrevista à emissora “BBC”, o líder das buscas, Vince Gaffney, afirmou que essa é a maior estrutura pré-histórica já descoberta no Reino Unido e que “o tamanho dos dutos e do circuito é sem precedentes na história do país”. A princípio, eles acreditavam que tratavam-se de poços naturais, mas com os estudos geofísicos, foi constatado que eram peças criadas pelo homem.
Embora o propósito de Stonehenge permaneça desconhecido dos arqueólogos e historiadores modernos, as famosas pedras estão posicionadas em relação aos solstícios e aos movimentos do sol.
O último sábado marcou o Solstício de Verão, que costumava reunir turistas em Stonehenge para uma celebração pública – mas a pandemia de coronavírus fez com que o evento desse ano fosse cancelado.