Há um ano, o ator Julian Sands foi dado como desaparecido no Monte Baldy, na Califórnia. Em junho, seu corpo foi encontrado na montanha. Nesta semana, outro homem morreu no mesmo local
+ A maior atração desta ilha da Grécia corre risco de desaparecer
+ Por que Kilian Jornet e Zack Miller estão organizando um boicote à UTMB?
O Serviço de Busca e Resgate de West Valley, na Califórnia, respondeu a um chamado sobre um homem que não havia retornado da trilha no Monte Baldy, na Califórnia, no domingo (14). De acordo com uma postagem no Facebook da equipe de Busca e Resgate, posteriormente os socorristas conseguiram localizar o corpo do caminhante, “que sucumbiu a ferimentos sofridos em uma queda em condições extremamente íngremes”.
A equipe de Busca e Resgate foi obrigada a acampar na montanha durante a noite devido às condições perigosas, até que um helicóptero os retirou no dia seguinte.
O homem falecido, identificado como Raymond Kopecky, de 75 anos, era um morador local que fazia trilhas “entusiasticamente” no Monte Baldy, segundo a emissora norte-americana CBS News.
O Monte Baldy, a pouco mais de uma hora de Los Angeles, é um destino popular para caminhadas que já foi cenário de inúmeras operações de busca e resgate de alto perfil ao longo dos anos. Há um ano, o ator Julian Sands desapareceu no pico, desencadeando uma busca que terminou quando um grupo de caminhantes encontrou seu corpo em junho.
Embora o clima nas regiões baixas do sul da Califórnia permaneça ameno no inverno norte-americano, condições de neve e gelo são comuns no Monte Baldy. Uma parte significativa dos resgates ocorre devido a caminhantes que escorregaram no gelo e caem nas íngremes e canionadas trilhas da montanha.
Em agosto, o jornal LA Times relatou que o Monte Baldy havia registrado mais de 100 resgates desde 2020, e pelo menos 10 fatalidades — as trilhas são bastante frequentadas devido ao fácil acesso a partir de Los Angeles. Na época, o xerife do Condado de San Bernardino propôs medidas para restringir o acesso ao pico quando as condições são perigosas.
O escritório do xerife solicitou que o Serviço Florestal dos EUA, responsável pelo acesso ao Monte Baldy, tome medidas como a implementação de um sistema de autorização para limitar o acesso de caminhantes no inverno. Até o momento, o acesso ao pico permanece sem restrições durante todo o ano.
“Gostaríamos de lembrar aos caminhantes que viajem com amigos e usem equipamentos apropriados para as condições”, escreveu o Serviço de Busca e Resgate de West Valley em sua postagem no Facebook.