A UCI deu início a uma série de mudanças no ciclismo feminino que entrarão em vigor em 1º de novembro. Enquanto isso, uma nova categoria sub-23 está reservada para 2025
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Salários mínimos mais altos, cobertura de maternidade, neo-profissionais e equipes de desenvolvimento estão entre uma série de mudanças para o ciclismo feminino em 2023 anunciadas pela UCI.
O órgão regulador do ciclismo, a UCI, publicou uma série de regras atualizadas após várias reuniões do comitê de gestão no Campeonato Mundial de Estrada da UCI no mês passado. A maioria das mudanças entrará em vigor em 1º de novembro, dando às equipes algum tempo para se adaptar.
As mudanças para o futuro também foram detalhadas com uma categoria oficial sub-23 sendo oficialmente adicionada para 2025. Enquanto isso, a distância das corridas de estrada femininas nas Olimpíadas ou campeonatos mundiais aumentará em 20 km.
Os salários mínimos para o Women’s WorldTour foram implementados em 2020 e foram aumentados gradualmente desde então. Tendo inicialmente sido fixado em apenas € 15.000 (cerca de R$ 75.500) para a primeira temporada, eles foram aumentados para € 2.,500 (cerca de R$ 138.300) para este ano.
No próximo ano, o salário mínimo será aumentado para € 32.102 (cerca de R$ 161.440), em linha com o mínimo estabelecido para ProTeams masculino para o mesmo período.
Mudanças da UCI no ciclismo feminino
No ano passado, a UCI declarou sua intenção de obter o salário mínimo de ciclistas nas principais equipes femininas para igualar seus colegas homens “o mais rápido possível”. Ainda há algum caminho a percorrer para as mulheres atingirem o mínimo atual de mais de € 40.000 (R$ 201.170), mas nos próximos dois anos veremos alguns grandes aumentos com € 35.000 (R$ 176.000) o salário mínimo para 2024, subindo para € 38.000 (r$ 191.000) em 2025.
A partir de agora, não há indicação de um salário mínimo para as equipes continentais femininas, embora algumas federações nacionais tenham começado a implementar seus próprios.
Além dos novos aumentos, uma remuneração “novo profissional” foi adicionada pela primeira vez após a inclusão de uma categoria neo-pro para equipes femininas.
Até agora, todas as novas ciclistas do Women’s WorldTour tinham que se inscrever em um contrato profissional completo, independentemente da idade. Este foi um grande desvio das regras do lado masculino, que há muito permitem contratos neo-profissionais para jovens pilotos.
Assim como no lado masculino, as pilotas registrados como neo-profissionais receberão menos do que suas colegas mais velhas. Para 2023, o novo salário mínimo será de € 26.849 (cerca de R$ 135.000) e subirá para € 31.768 (R$ 159.800) na temporada de 2025.
Para ser classificado como neo-pro, a ciclista deve ter 23 anos ou menos no ano em que seu contrato começa. Se o contrato neo-pro começar antes de 1º de junho de qualquer ano, o status permanecerá até 31 de dezembro da temporada subsequente.
Portanto, qualquer nova profissional contratada no início de 2023 terá o status de neo-pro até 2024. Qualquer uma que assinar um contrato completo após 30 de junho do próximo ano manterá esse status de neo-pro até 2025.
Equipes maiores, mais carros
A introdução do status neoprofissional tem implicações no número de atletas que uma Equipe Mundial pode se inscrever. No momento, o número máximo de ciclistas em uma equipe de primeira linha é limitado a 20. No entanto, isso sobe para 21 se uma equipe tiver uma única pilota neo-profissional.
Se uma equipe tiver duas ou mais, pode inscrever até 22 atletas para 2023. O número máximo de 20 foi introduzido para 2021, embora a maioria das equipes tenha apenas 14 ou 15 devido a restrições financeiras.
O tamanho das equipes durante as corridas também aumentará para as corridas mais longas. Para corridas do WorldTour de seis etapas ou mais, espera-se que as equipes coloquem uma lista de sete ciclistas. Para essas cinco etapas e inferiores, permanecem seis ou sete – dependendo do organizador – enquanto as corridas UCI ProSeries serão as mesmas. As corridas de um dia serão restritas a uma formação inicial de seis.
Outra grande mudança na corrida será o número de veículos que uma equipe pode ter em uma prova. Até agora, as equipes femininas só podiam ter um carro no comboio de corrida.
Isso foi destacado em um incidente durante o Tour de France Femmes deste ano, quando Barbara Malcotti, da Human Powered Health, foi desqualificada por receber assistência do lugar errado no grupo.
A partir do próximo ano, as equipes poderão ter dois veículos no comboio de corridas, mas apenas em provas por etapas do WorldTour que tenham pelo menos seis etapas. Isso inclui eventos como o Tour, o Giro d’Italia Donne e muitos outros eventos importantes.
Equipes de desenvolvimento e uma categoria sub-23
As novas regras permitirão que as Equipes Mundiais Femininas registrem oficialmente uma equipe de desenvolvimento a partir de 2023. Neste momento, a Canyon-SRAM é a única equipe feminina de primeira linha com uma equipe Continental relacionada.
De acordo com os regulamentos atualizados, as duas equipes devem ser operadas sob o mesmo agente pagador e o kit e os nomes devem “compartilhar uma identidade comum”. A equipe precisará cumprir os requisitos da UCI para equipes continentais.
Ao oficializar as equipes de desenvolvimento, as Equipes Mundiais agora poderão trazer ciclistas do time mais jovem para participações especiais nas corridas. As atletas ainda serão considerados membros da equipe de desenvolvimento e quaisquer pontos ganhos irão para essa equipe e não para a contraparte do WorldTour.
A introdução do status neoprofissional e das regras para as equipes de desenvolvimento faz parte de um movimento que busca oferecer espaço para as ciclistas mais jovens. Este ano, as primeiras campeãs mundiais femininas sub-23 foram coroadas com Vittoria Guazzini e Niamh Fisher-Black fazendo o contra-relógio e as corridas de estrada, respectivamente.
Controversamente, as competições foram realizadas dentro dos eventos femininos de elite na Austrália. Isso mudará em 2025, com a UCI introduzindo oficialmente uma categoria sub-23 no ciclismo feminino para aquele ano, com a corrida de estrada marcada para ser disputada em uma distância entre 110 km e 140 km. Enquanto isso, o TT será entre 20 e 30 km.
Todas as distâncias mínimas e máximas do percurso foram atualizadas para os Jogos Olímpicos e campeonatos mundiais de 2025, exceto para os homens de elite. A corrida de estrada feminina de elite será aumentada em 20 km, enquanto a distância máxima para as mulheres juniores também foi aumentada por essa margem, elevando a distância máxima potencial para 100 km.
Enquanto as mulheres terão que esperar por uma categoria completa sub-23, a UCI introduziu um novo sistema de pontos para o mundial. Este ano, as atletas sub-23 ganharam pontos com base em sua posição na corrida de elite, mas no próximo ano elas terão sua própria escala de pontos.
Se a nova escala do ciclismo feminino estivesse em vigor para esta temporada, Fisher-Black teria ganho 200 pontos UCI em vez dos 70 que ganhou pelo título de corrida de estrada. Por outro lado, Guazzini teria recebido 125 em vez dos 150 que obteve por terminar em quarto lugar na categoria elite.
Cobertura de maternidade
A licença maternidade foi uma das principais mudanças quando os contratos da Women’s WorldTeam foram originalmente concebidos. Antes disso, as equipes não tinham obrigação de fornecer qualquer tipo de apoio à maternidade para as ciclistas que engravidavam.
Várias atletas, incluindo Lizzie Deignan e Elinor Barker, tiraram um tempo das corridas para dar à luz. Outras ciclistas também já indicaram que desejam engravidar no futuro.
No entanto, até agora, não havia cobertura de maternidade equivalente disponível para essas ciclistas e as equipes tinham que operar com uma atleta a menos durante o período da licença.
Novas mudanças para a temporada 2023 permitirão isso a qualquer momento durante a temporada. De acordo com os regulamentos da UCI, as equipes do Women’s WorldTour só podem registrar atletas entre 1º de junho a 15 de julho para mudanças durante uma temporada e 1º de julho a 1º de novembro para transferências entre duas temporadas.
Existem restrições a esta nova regra e as ciclistas que já estão contratadas com outra equipe feminina do mundo ou equipe continental não podem se inscrever fora dos períodos de inscrição habituais.