O trail runner norte-americano Tyler Andrews quebrou o recorde de FKT (tempo mais rápido conhecido) no Manaslu, subindo a montanha desde o acampamento base em impressionantes 9 horas e 52 minutos nesta quinta-feira (19).
Andrews escalou a montanha de 8.163m sem oxigênio suplementar e sem o suporte de sherpas. Embora tenha viajado para o Nepal com seu companheiro de treino Chris Fisher, ele foi sozinho em direção ao cume.
Veja também
+ Sem gelo e bota: os segredos (simples) de recuperação de Kilian Jornet
+ Os flagrantes surreais do Ocean Photographer of the Year 2024
+ O smartwatch que ajudou Vincent Bouillard a vencer a UTMB (não é um Garmin)
“Hoje era para ser uma rotação de aclimatação, mas ele (Andrews) estava se sentindo fantástico quando chegou ao acampamento 4, e o clima está absolutamente perfeito agora, então ele decidiu tentar”, disse o operador da expedição, Dawa Steen Sherpa, ao site Explorersweb.
Escaladas rápidas em montanhas de 8.000 metros não são novidade, mas a tendência de aplicar os critérios de FKT é relativamente recente. Os corredores podem aproveitar as rotas fixas até o topo, mas as tentativas estão sendo feitas cada vez mais sem o suporte de sherpas.
No Manaslu, os recordes anteriores de velocidade foram estabelecidos por François Cazzanelli, em 13 horas em 2019, e Pemba Gelje Sherpa em 12 horas no ano passado.