Um casal de turistas precisou ser resgatado em uma casa de férias em Linkwater, Nova Zelândia, depois de uma noite de deslizamentos de terra que destruiu casas da região. Uma forte chuva causou os incidentes na região de Marlborough, localizada na Ilha Sul do país, no sábado (17).
A dupla estava passando alguns dias em um bach — pequena casa de férias tradicional da Nova Zelândia que geralmente fica perto de rios ou do mar —, quando tiveram que pedir socorro ao ver que o deslizamento levou duas outras casas ao seu lado. As informações são do site Stuff.
Leia mais
+ Bebê é resgatado no mar após boiar mais de 1 km; pais estavam ‘distraídos’
+ Manual prático de como sobreviver a desastres naturais
Lucy Clark e seu marido Alastair ouviram barulhos “como tiros de arma de fogo, pedras caindo, água correndo” por volta das 22h de sábado. Os ruídos ficaram cada vez mais altos e, à 1h da manhã do domingo, eles foram checar o que estava acontecendo.
“Estava tão escuro. Podíamos ouvir, mas não ver. Pedras estavam sendo jogadas contra os baches, vidros se espatifando. Meu marido subiu para a estrada de acesso principal, mas tudo o que conseguiu ver foi movimento. Era muito assustador para palavras”, disse Lucy.
A mulher enviou mensagens para o Conselho Distrital de Marlborough, sua equipe de defesa civil e a polícia usando o Facebook, mas não obteve resposta. Ela então contatou uma amiga em Auckland que estava online.
“Ela entrou em contato com o corpo de bombeiros. Eles falaram com a brigada em Linkwater [Marlborough Sounds], que ativou um alarme”, contou.
As autoridades, porém, disseram que seria muito perigoso resgatar o casal na madrugada e decidiram procurá-los no dia seguinte.
O casal viu na manhã de domingo que um pedaço de terra de 15 metros de largura havia destruído dois baches na baía. Um deles estava completamente coberto de destroços.
Os turistas foram resgatados por volta das 9h pelo chefe dos bombeiros de Linkwater, Simon Lamb, que estava coberto de lama. As autoridades tiveram que “escalar” todo o barro do deslizamento para chegar à costa da baía.
“Em todo o tempo que morei neste vale, esta é a pior situação da estrada que já vi”, disse a coproprietária do Smiths Farm Holiday Park e conselheira do distrito de Marlborough Sounds, Barbara Faulls. “A quantidade de deslizamentos nas colinas ao redor do vale é simplesmente fenomenal. É uma devastação total.”
O gerente de serviços de emergência de Marlborough, Brian Paton, disse que, embora os residentes de Marlborough Sounds estejam acostumados a ficar presos, muitas vezes mantendo suprimentos de reserva, os turistas não têm esse hábito.
Paton não tinha certeza de quantas pessoas ficaram presos com os deslizamentos de terra daquela região da Nova Zelândia, mas disse que “muitos” entraram em contato com sua equipe.
A equipe de Defesa Civil realizou um trabalho de reconhecimento nesta segunda-feira (19) para apurar quantas pessoas precisariam de assistência.
“Neste momento, há algumas comunidades em Marlborough Sounds das quais não temos notícias, então estamos tentando contatá-las de forma proativa. Provavelmente há muitos lugares sem energia ou telecomunicação, então eles não podem falar conosco e nós não podemos falar com eles”, disse Paton.