A Pedra da Macela fica na região do Parque Nacional da Serra da Bocaina, atualmente fechado pela emergência do coronavírus, por enquanto sem data para reabertura. Contudo, 23 turistas foram pegos ao furar quarentena na Pedra da Macela e autuados, durante o feriado prolongado de Tiradentes.
>> Siga a GO Outside nas redes sociais
O ponto turístico que oferece vista para o litoral sul do RJ está com visitas suspensas devido à pandemia do coronavírus. Para cada uma das 23 multas aplicadas, o valor mínimo é de R$ 500. As multas podem dívida ativa com a União. A proibição de visitar a Pedra da Macela, por conta do novo coronavírus, é reforçada pela prefeitura de Cunha.
+ Coronavírus: Ingressos de parques nacionais poderão ser cancelados
+ Parques nacionais na África fecham para proteger gorilas de coronavírus
A proibição das visitas começou no início de março, em cumprimento a uma determinação federal que prevê o fechamento, temporário, de todos os parques nacionais, em função das medidas de combate à proliferação do coronavírus. “Essa suspensão é temporária e tão logo os parques sejam reabertos, as visitas serão normalizadas e os atrativos terão seu funcionamento reativado”, diz um comunicado no site do ICMBio.
Furar quarentena: Serra Fina interditada
Mesmo fora de parques, as associações locais de guias têm se esforçado para evitar o espalhamento do vírus, embora não possam multar quem furar quarentena. Por comunicado em suas redes sociais, a Associação de Guias de Passa Quatro pediu aos montanhistas que não frequentem a região até a epidemia ser contida.
“A ação de contenção de turistas aos atrativos turísticos de Passa Quatro continuou durante todo o feriado. Já percebemos que o número de pessoas que vieram foi menor e todos os que foram barrados entenderam e retornaram para suas casas. Portanto, hoje queremos agradecer a compreensão de todos e salientar que a batalha contra o Covid-19 será vencida com união. Continuemos unidos e juntos, em casa. As montanhas estão lá, aproveitando essa quarentena também para se recuperar do desgaste causado pela visitação. Não é maravilhoso enxergar por esse lado?”, disse a associação em comunicado.