A erupção do Monte Etna, na região italiana da Sicília, tem atraído milhares de turistas nos últimos dias, mas o fenômeno natural está se tornando um problema para as autoridades locais. Visitantes empolgados estacionaram seus carros em ruas estreitas, impedindo a passagem de veículos de resgate e colocando em risco a segurança da própria operação.
+ ‘Rio de lava’: snowboarders descem o Monte Etna em erupção na Itália
+ Depois de seis dias desaparecido, esse montanhista foi encontrado com vida nos Andes
O chefe da proteção civil regional da Sicília, Salvo Cocina, classificou a situação como “selvagem” e “extremamente perigosa”, segundo o jornal italiano Il Post. De acordo com Cocina, o fluxo intenso de curiosos gerou um verdadeiro caos, com trânsito travado e equipes de emergência incapazes de acessar áreas críticas. “Quando anoitece, o perigo aumenta. O risco de quedas e de pessoas afundando na neve é real”, alertou Cocina em uma publicação no Facebook.
O aviso, no entanto, não surtiu efeito. Na segunda-feira (17), oito pessoas, incluindo duas crianças, se perderam durante uma trilha e só foram localizadas horas depois, após um chamado para os bombeiros. No domingo (16), um homem de 48 anos fraturou o pé ao cair, enquanto quatro outras pessoas desapareceram na noite anterior.
Diante da superlotação, bombeiros foram acionados para ajudar moradores e tentar controlar o fluxo de turistas, que vinham não só da Sicília, mas de outras partes da Itália. Prefeitos das cidades próximas ao vulcão determinaram que visitantes mantenham uma distância mínima de 500 metros da lava, mas a medida tem sido amplamente ignorada.
Lava flow from the eruptive fissure at 3000 m elevation on the upper south side of #Etna, and Strombolian activity with ash emission from the Southeast Crater, seen from home in Tremestieri Etneo on the early morning of 17 February 2025. pic.twitter.com/1wxKtdCyKT
— Boris Behncke (@etnaboris) February 17, 2025
As redes sociais têm amplificado o problema. Vídeos de turistas se aventurando perigosamente perto da neve viralizaram no último fim de semana. Em um dos clipes mais compartilhados no TikTok, dezenas de visitantes aparecem ao lado de um fluxo de lava que, ao descer a encosta coberta de neve, derrete o gelo e forma um riacho escaldante.
“Vi muitas fotos e vídeos de pessoas extremamente próximas da frente da lava, até mesmo esquiando”, disse Carlo Caputo, prefeito de Belpasso, uma cidade vizinha. “Por mais impressionante que pareça, isso representa um risco sério. A lava pode vaporizar a neve instantaneamente e, com a energia térmica liberada, arremessar pedras e fragmentos com violência.”