Turistas estavam admirando geleiras na Islândia quando tiveram que fugir

Por Redação

Turistas na Islândia saíram correndo para se salvarem de enormes ondas formadas por um bloco de gelo que se rompeu de uma geleira no domingo (31).

Stephan Mantler, um guia de montanha e proprietário da empresa de turismo islandesa Hafjall, captou o momento do rompimento e a formação das ondas. Os turistas estavam admirando a geleira Breiðamerkurjökull no Parque Nacional Vatnajökull, no sudeste da Islândia.

Mantler disse à CNN que ouviu as rachaduras da geleira, o que é um sinal de que o rompimento era iminente. Em uma área mais alta, ele pegou o telefone e começou a gravar, mas manteve o olho no outro grupo de turistas abaixo.

“Eu pude ver todos eles começando a sair do caminho do perigo e seus guias também prontos para entrar em ação, se necessário. Então eu continuei gravando, mas com um olhar atento sobre os movimentos das pessoas”, disse Mantler.

No vídeo, você pode ouvir o estrondo que soa como um trovão quando os pedaços da geleira colidem com a água abaixo. As pessoas começam a correr para lugares mais altos à medida que as ondas se aproximam delas.

“Embora a quebra das geleiras seja bastante frequente nesta época do ano, esse foi um evento extraordinariamente grande e muito mais próximo da costa do que o habitual”, disse Mantler. “No final, o mais importante é que ninguém se machucou e nem molhou.”

Ele disse que todos os turistas são informados sobre o que fazer em casos como este antes de partirem para sua aventura.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por stephan m. (@stepman) em