Por meio do turismo sustentável e de base comunitária, a agência Vivalá afirma que já injetou cerca de R$ 5 milhões em economias locais pelo Brasil. Agora com sua organização sem fins lucrativos, o Instituto Samaúma, a empresa busca que crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social tenham contato com grandes experiências, como as vendidas pela agência, que misturam viagens, a imersão na maior biodiversidade do mundo – a brasileira – , esporte, cultura, gastronomia e emergência climática.
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Por meio de investimentos privados ou projetos incentivados, o Instituto Samaúma desenvolve a iniciativa Caminhos Sustentáveis, que promove o desenvolvimento sustentável e a inclusão social. Dos 67 milhões de crianças e jovens brasileiros, metade está em situação de vulnerabilidade, público que o projeto busca atingir. Neste ano, o Instituto Samaúma espera levar 500 crianças e jovens para experiências realizadas nas regiões de Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP), sendo que 300 delas são em parceria com o Instituto Bancorbrás (IB).
André Santos, coordenador administrativo da Pró-Vida, uma das organizações beneficiadas pela iniciativa, afirma que o efeito que a experiência trouxe para os jovens foi altamente positivo. “Todos ficaram impactados com o roteiro, locais visitados, sobretudo, aumentou a curiosidade histórica e puderam perceber a importância de conhecer bem a história do Brasil”, afirma.
“Após a expedição, algo mudou no olhar dessas crianças. Foi possível perceber um novo brilho, uma esperança renovada e uma confiança que antes parecia distante. A experiência agregou positivamente e despertou nelas o desejo de sonhar, de acreditar que existem novas possibilidades e de que elas podem ser protagonistas de sua própria história, além de ter fortalecido o contato com a natureza. Muitas dessas crianças não têm pai e mãe, mas conseguiram se sentir especiais e acolhidas”, afirma Juliana Nunes, diretora da organização Mãos Solidárias, outra organização beneficiada pelo projeto.
O Instituto tem a meta de beneficiar 10 mil crianças e adolescentes nos próximos três anos. “Ao longo de quase uma década de Vivalá, colhemos incontáveis relatos de como experiências profundas têm o poder de transformar a vida das pessoas, que voltam para casa inspiradas, mais conscientes e repensando valores e propósitos. Agora estamos gerando o mesmo impacto nas crianças e adolescentes que não podem pagar. Isso é extremamente significativo”, diz Daniel Cabrera, cofundador e diretor-executivo da Vivalá e do Instituto Samaúma.
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A Organização das Nações Unidas (ONU), por meio de seu Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Governo Federal (MDIC) e a North Carolina State University são parceiros do Instituto Samaúma.
Campanha Uma Eu Pago
Para que o projeto siga em expansão, o Instituto Samaúma abriu uma vertical que vai além das parcerias com organizações e empresas. Recentemente, foi lançada a campanha Uma Eu Pago, onde qualquer pessoa física pode possibilitar que uma criança de baixa renda tenha uma experiência de viagem por ano, doando cerca de R$ 1,50 ao dia.
“Essa iniciativa permite que pessoas como nós, que acreditam que o futuro depende das oportunidades oferecidas hoje, possam investir R$ 41 por mês durante 12 meses, garantindo uma oportunidade única. Esse investimento oferece a uma criança de em situação de vulnerabilidade a chance de vivenciar uma experiência sustentável, ampla e profunda. É uma oportunidade para ela reconhecer sua importância no mundo, conectar-se com a natureza, entender sua responsabilidade social e ambiental, e o mais importante, desfrutar de um dia cheio de diversão, afeto e conhecimento”, destaca Maria Fernanda Bento, analista de sucesso do cliente da Vivalá.
Como contribuir?
Para apoiar as viagens de crianças e adolescentes, as organizações e empresas interessadas podem financiar as experiências para crianças de baixa renda por meio de investimento privado ou via lei de incentivo. O contato pode ser feito por meio de contato@vivala.com.br. Já para pessoas físicas que desejam possibilitar a expedição de uma criança uma vez ao ano, a campanha Uma Eu Pago está disponível em: https://www.vivala.com.br/