Turismo na pandemia: UE lança plataforma de passaporte sanitário

passaporte sanitário para turismo
Foto: Reprodução

A pandemia fez muitas regras básicas no mundo mudar, e é difícil pensar que algum dia voltaremos a viver como antigamente. E esse novo normal tem afetado também o turismo. Se antes para viajar para outro país era necessário um passaporte, agora é necessário acrescentar um passaporte sanitário a lista de documentações para turistar por aí.

Muitos países da Europa já reabriram suas fronteiras para turismo, mas a maior parte está aceitando apenas turistas vacinados ou que venham de países onde a taxa de infecções e morte estejam baixas. E para ajudar nesse controle e segurança tanto do país que receberá turistas, quanto para os próprios viajantes, o passaporte sanitário será a maneira mais prática de tornar tudo seguro.

+ Companhia aérea oferece viagens gratuitas a pessoas vacinadas

+ Turismo da vacina: regiões italianas irão vacinar turistas

+ Espanha permitirá entrada de turistas vacinados a partir de junho

A plataforma entrou em vigor no dia 1° de junho, e para todos que pretendem viajar para algum país da Europa, será necessário ter este passaporte sanitário, seja com as informações impressas no papel ou no próprio celular, de acordo com a Comissão Europeia.

Com esse avanço nos cuidados durante a pandemia, esse será o abre-alas para o turismo e claro, uma injeção para recuperação da economia nos países.

Alemanha, Grécia, Croácia, Bulgária, República Tcheca, Dinamarca e Polônia já fazem parte dessa lista e começaram a emitir os passaportes. “Estamos lançando a infraestrutura técnica que permitirá a validação de certificados de uma forma segura e respeitosa com a privacidade”, comentou um porta-voz da Comissão.