Tufão no Japão coloca obras de arte do litoral em risco

Tufão no Japão coloca obras de arte do litoral em risco
Foto: Garrett Ziegler

Uma obra icônica da famosa artista japonesa Yayoi Kusama, conhecida por suas obras repletas de bolinhas, foi levada no último domingo (8) pelo mar no Japão. A icônica obra “Yellow Pumpkin” (“abóbora amarela” na tradução) teve sua estrutura arrastada pelas ondas após a passagem de um tufão.

+ Piloto de parapente sofre acidente após decolar em GO

+ Conheça detalhes de hotel da Disney inspirado em Star Wars

+ Lutador de MMA BJ Penn quase morre em acidente em piscina de ondas

O objeto de 1,83 m de altura estava exposto em um píer na costa da ilha de Naoshima. Pessoas que estavam pelo local acabaram gravando vídeos, mostrando o exato momento em que a abóbora foi levada pela força das águas.

Segundo a Banesse Art Site of Naoshima, uma organização privada de preservação das artes da região, a obra de Kusama foi recuperada, mas sofreu danos e será restaurada para retornar ao local.

Muitos museus da região também foram fechados para proteger as obras e a população do impacto do tufão número 9. A arte de Yayoi Kusama foi colocada em Naoshima em 1994 e é uma atração famosa das ilhas do distrito de Kagawa. No ano de 2019 ela havia sido retirada pela prefeitura local, antes que o tufão Krosa pudesse atingi-la, mas o mesmo não foi feito em 2021.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo