Tudo o que você precisa saber sobre a preparação de refeições

Tudo o que você precisa saber sobre a preparação de refeições
Foto: Shutterstock

Já fantasiou sobre como a vida seria muito mais fácil se você fosse uma cobra? Você sabe, para que você só tenha que comer uma vez por semana. Basta pensar em todo o tempo que você economizaria todos os dias sem ter que encontrar receitas constantemente, comprar mantimentos, lavar, cortar e cozinhar ingredientes e limpar uma cozinha bagunçada. Nirvana, certo?. A solução que procura é simples: preparação de refeições. Mas o que significa preparar as refeições? Em vez de passar pela rotina diária cansativa listada acima, você opta por planejar e preparar algumas ou todas as suas refeições com antecedência. Isso pode significar fazer seu almoço na noite anterior, cozinhar em lotes ou pré-cozinhar toda a sua comida e dividi-la em porções para a semana em recipientes para a viagem.

+ Derretimento de geleira nos Alpes redesenha fronteira entre Suíça e Itália

+ O que acontece com o cérebro durante o exercício físico

+ Ondas que você deve conhecer em Bali, na Indonésia

A beleza da preparação de refeições é que ela pode se adaptar para se adequar à sua experiência culinária, estilo de vida e necessidades alimentares pessoais, e certamente não precisa parecer uma obra-prima digna do Pinterest ou Instagram se suas habilidades não forem dignas de uma estrela Michelin.

“A preparação de refeições é como criar sua própria linha de refeições para micro-ondas sob medida para suas preferências exatas”, diz Gabrielle Fundaro, Ph.D, professora de ciências do exercício físico, nutricionista esportiva certificada e treinadora de periodização renascentista. “Muitas pessoas gostam de embalar todo o café da manhã para as manhãs ocupadas ou almoços para comer no escritório. Ou você também pode escolher quais refeições gostaria de preparar se não quiser fazer todas as refeições da semana.”

Os 7 benefícios da preparação de refeições

Por que preparar as refeições? Há muitas razões pelas quais ela é considerada uma prática recomendada. Emmie Satrazemis, diretora de nutrição da Trifecta, menciona os sete benefícios a seguir:

1 Remoção da tentação

Já passou fome e não tem nada para comer? Sim, isso provavelmente acontece diariamente. E talvez a única coisa por perto seja fast food ou aquele bolo de aniversário que sua colega de trabalho trouxe para o escritório. A preparação das refeições garante que você sempre tenha opções que atendam às suas necessidades alimentares, porque você planejou com antecedência e trouxe sua própria comida (ou tem algo fácil de pegar na geladeira se você ficar com fome enquanto assiste TV). Isso torna adesão à sua dieta significativamente mais fácil.

2 Controle Total

Quando você está cozinhando suas próprias refeições ou planejando o que comer com antecedência, você se torna um maníaco por controle total (no bom sentido). Você obtém controle total de calorias e equilíbrio macro, e limita o uso de ingredientes indesejados, como adição de açúcar, sal e gorduras. Você também garante que tenham as opções de melhor qualidade e mais ingredientes frescos porque está selecionando por conta própria. Em suma, a preparação de refeições é boa para perda de peso e manutenção.

3 Gerenciador de Fome

Um dos benefícios da preparação de refeições é que ajuda a controlar a fome, porque você pode comer assim que sentir fome, em vez de ter que esperar para decidir e depois encontrar uma fonte de alimento. Gerenciar a fome geralmente significa que você não comerá demais quando finalmente se sentar para um refeição, porque não ficará tão faminto.

4 Economia de tempo

Quando feito corretamente, a preparação de refeições pode economizar um pouco de tempo. Se você simplesmente pré-cortar os ingredientes ou cozinhar todas as suas refeições para a semana todo domingo à tarde, quando chegar em casa depois de um longo dia, ficará grato por não precisar ir ao mercado ou talvez até cozinhar. Isso pode deixar você com mais tempo para malhar, brincar com seus filhos ou até mesmo desfrutar de um banho relaxante sem culpa porque você merece.

5 Economia de dinheiro

Precificar sua comida com antecedência é outra parte da equação de preparação de refeições, o que significa que seu controle de porções agora tem controle de custos. Você provavelmente está economizando dinheiro porque não está pedindo todos os almoços e/ou jantares e pode escolher suas receitas de preparação de refeições com base nas vendas no supermercado, se desejar.

6 Eliminador de Resíduos

Isso anda de mãos dadas com a economia de dinheiro: depois de estabelecer uma rotina de preparação de refeições, você saberá exatamente quanto de cada ingrediente você precisa, o que também reduz o desperdício de alimentos. Você nunca mais terá que testemunhar suas frutas e vegetais murcharem na gaveta, enquanto você pede comida para viagem.

7 Removedor de Estresse

Você já notou como fazer dieta, especialmente cortar calorias, pode fazer com que você pense em comida o dia todo? Sem mencionar que sua força de vontade é drenada muito mais rápido e é mais provável que você saia do seu plano quando estiver cansado ou “não estiver com vontade” de fazer escolhas mais saudáveis. Um dos benefícios mais importantes da preparação de refeições é que ela pode ajudar a reduzir o estresse que vem com a tentativa de comer de forma mais saudável. Resolver todas as suas decisões alimentares com antecedência realmente libera um pouco de sua força de vontade e estresse mental, ajudando você a alcançar seus objetivos mais rapidamente e com mais facilidade.

“Não existe uma abordagem única para todos ou uma maneira ‘certa’ de preparar as refeições”, diz Fundaro. “Preparar refeições é um processo de aprendizado e visa ajudar a simplificar sua rotina e estilo de vida. É um sucesso se você tornou sua dieta mais nutritiva, economizando tempo e dinheiro”.