Rodeada pela Serra da Cantareira, a cidade de Mairiporã, na Grande São Paulo, será palco da etapa de abertura da Copa do Mundo de Mountain Bike 2024, entre os dias 12 e 14 de abril (sexta a domingo).
O torneio terá provas do XCC (Cross-Country Pista Curta) e XCO (Cross-Country Olímpico) – esta última parte do programa dos Jogos Olímpicos de 2024. A competição distribui pontos no ranking da corrida Olímpica da modalidade para Paris 2024.
Veja também
+ Por mais mulheres na linha de largada: um relato do BRM 200 km de Monteiro Lobato
+ 10 passeios para fazer no Litoral Norte de SP no outono
+ Ulan Galinski chega embalado para representar o Brasil na abertura da Copa do Mundo de MTB
O percurso em Mairiporã teve a supervisão de Henrique Avancini, grande nome brasileiro da disciplina, que se aposentou no ano passado.
O de XCO possui 4,46km, com 231m de ganho de elevação. Já o de XCC tem 1100m de extensão. O trajeto estabelecido permite ultrapassagens e uma corrida bastante acirrada, ou seja, garantia de muita ação e emoção nos três dias do evento.
GO GO GO 🟢
The season opener is finally here! 🤩
Mairiporã 🇧🇷 debuts in the WHOOP UCI World Cup with the best of XCO and XCC this weekend.#MTBWorldCup pic.twitter.com/4hDEy8LuQV
— UCI MTB (@UCI_MTB) April 10, 2024
Mairiporã, destino comum dos brasileiros apaixonados pelo mountain bike, receberá desta vez os principais nomes do circuito internacional.
Confira abaixo alguns deles, bem como os brasileiros na disputa e como acompanhar ao vivo a largada do calendário 2024 da Copa do Mundo.
No feminino, a francesa Loana Lecomte – sexta colocada em Tóquio 2020 – foi ao pódio em quatro oportunidades na temporada passada da Copa do Mundo, tendo vencido duas, inclusive a última, terminando o ano com bastante progresso. Retrospecto que faz dela uma das favoritas ao lado de Mona Mitterwallner (AUT), de 22 anos de idade e quinta do ranking da UCI (União Ciclística Internacional), que busca sua estreia em Jogos Olímpicos. A austríaca também venceu duas etapas em 2023, além de haver faturado a prata nos Jogos Europeus. Atual campeã geral da Copa do Mundo e líder do ranking, a neerlandesa Puck Pieterse, não vai competir em Mairiporã.
Entre os homens, aos 38 anos de idade, três vezes medalhista Olímpico e atual vencedor geral da Copa do Mundo – de um total de nove títulos -, Nino Schurter (SUI) pode repetir no Brasil a façanha de 2022, quando começou a temporada com vitória na última vez que a prova foi disputada no país, em Petrópolis. Atualmente ele é o terceiro colocado do ranking da UCI, e terá a concorrência em Mairiporã do compatriota Mathias Flückiger (vice-líder) e do francês Jordan Sarrou (terceiro colocado). Atual campeão mundial e Olímpico, Thomas “Tom” Pidcock (GBR) optou por não competir no Brasil.
BRASIL CONTA COM MEDALHISTAS PAN-AMERICANOS NO TIME
No ranking Olímpico da União Ciclística Internacional (UCI), os países ranqueados de um a oito classificam dois atletas, enquanto os países de nono a décimo nono classificam um atleta. O Brasil está em 10º lugar tanto no feminino, quanto no masculino. Entre as mulheres, o país está 28 pontos atrás da Austrália, em nono. Já os homens a apenas 19 dos que estão logo acima, os dinamarqueses.
Competir em casa diante da torcida, é ponto a favor dos ciclistas do Brasil a fim de somarem pontos para o país nessa corrida Olímpica. Ao todo serão 43 atletas brasileiros em Mairiporã, com alguns que deram bons resultados recentes para o país, como as medalhas de bronze nos Jogos Pan-Americanos em Santiago.
Uma dessas duas medalhas foi da goiana Raiza Goulão, melhor brasileira do ranking, em 25º lugar. Karen Olímpio, quinta colocada em Santiago e 27ª da lista, também vai competir nesta etapa de abertura.
No masculino, o baiano Ulan Galinski é o melhor brasileiro, em 31º no ranking. Quarto colocado em Santiago 2023, ele espera na cidade paulista acumular pontos necessários para encaminhar uma vaga em Paris 2024. “É um grande privilégio ser o primeiro brasileiro no ranking mundial, ao mesmo tempo considero uma grande responsabilidade, porém me sinto pronto para representar nossa nação da melhor forma possível”, disse Ulan em comunicado.
Quem ficou à frente de Ulan no Pan da capital chilena e terminou com a medalha de bronze foi o mineiro José Gabriel Marques de Almeida, com 1:20:13 (contra 1:20:31 de Ulan). Ele é atualmente o 45º no ranking da UCI. Outro grande nome do Brasil que competirá nesta primeira etapa é o do paranaense de Medianeira, Alex Malacarne, em 38º na lista. Em 2023, Malacarne ficou em quinto lugar na categoria elite do XCO no Pan-Americano de Mountain Bike, em Congonhas (Minas Gerais), além de ter faturado a prova no sub-23.
O período de pontuação no ranking Olímpico de mountain bike da UCI encerra-se em 26 de maio e será publicado no dia 28 do mesmo mês.
COPA DO MUNDO DE MOUNTAIN BIKE MAIRIPORÃ 2024: PROGRAMAÇÃO
12 de abril (sexta-feira)
14:00 – Corrida Cross-Country Short Track/Pista curta (XCC) – sub-23 feminino
14:35 – Corrida Cross-Country Short Track/Pista curta (XCC) – sub-23 masculino
13 de abril (sábado)
12:00 – Corrida Cross-Country Short Track/Pista curta (XCC) – feminino
12:35 – Corrida Cross-Country Short Track/Pista curta (XCC) – masculino
14:30 – Corrida Cross-Country Olímpico (XCO) – sub-23 masculino
14 de abril (domingo)
10:00 – Corrida Cross-Country Olímpico (XCO) – sub-23 feminino
12:15 – Corrida Cross-Country Olímpico (XCO) – feminino
14:30 – Corrida Cross-Country Olímpico (XCO) – masculino
As corridas do sábado (13 de abril) e domingo (14 de abril) terão a transmissão ao vivo para o território brasileiro através do YouTube da TNT Sports Brasil.