O triathlon masculino nas Olimpíadas de Paris 2024 não vai acontecer conforme o planejado nesta terça-feira (30), já que os níveis de poluição no Sena continuam muito altos, afirmou a World Triathlon em um comunicado.
A corrida foi adiada para quarta-feira (31), às 5h45 horas (de Brasília), logo após o evento feminino, que está programado para as 3 horas.
Veja também
+ Paris 2024: skate street, MTB e vela; confira o resumo da segunda-feira
+ Como assistir ao melhor dos esportes outdoor nas Olimpíadas
+ Poluição no Sena: treinos do triathlon e da maratona aquática são cancelados
A decisão é um golpe para os organizadores, que estavam confiantes de que a qualidade da água melhoraria a tempo para a corrida após fortes chuvas na sexta-feira e no sábado poluírem o rio.
Os 55 triatletas que estavam prontos para competir nesta terça-feira agora enfrentam novas incertezas.
“Apesar da melhoria nos níveis de qualidade da água nas últimas horas, as leituras em alguns pontos do percurso de natação ainda estão acima dos limites aceitáveis”, disseram os organizadores.
A World Triathlon se reunirá com os treinadores nesta terça-feira para fornecer todas as informações e o cronograma atualizado para a corrida, disseram.
Se os níveis de bactérias permanecerem muito altos até a manhã de quarta-feira, é provável que as corridas masculina e feminina sejam adiadas para sexta-feira, o dia de contingência reservado para os eventos.
Para o evento de revezamento misto de triathlon em 5 de agosto, o dia de contingência é 6 de agosto.
As autoridades de Paris prometeram tornar o Sena próprio para natação como um legado importante dos Jogos e gastaram 1,4 bilhão de euros (cerca de R$ 8,5 bilhões) em infraestrutura de águas residuais para conter o esgoto e minimizar o derramamento no rio.
A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, deu um mergulho no rio no início deste mês, numa tentativa de convencer os céticos.
O risco de que o rio estivesse limpo o suficiente para o triathlon nunca foi garantido, especialmente porque a qualidade da água varia amplamente dia a dia.
A chuva aumenta significativamente as concentrações de bactérias causadoras de infecções como E. coli e enterococos.