O trem mais rápido do mundo foi inaugurado em Qingdao, na China, nesta terça-feira (20). Ele pode atingir até 600 km/h por ser “maglev”, uma abreviatura de “levitação magnética”. O trem parece flutuar graças a uma força eletromagnética que o faz deslizar acima dos trilhos.
O trem-bala foi desenvolvido pela estatal China Railway Rolling Stock Corporation. Além da alta velocidade, o veículo emite baixos níveis de poluição sonora e requer menos manutenção do que outros trens de alta velocidade, segundo Liang Jianying, vice-gerente geral e engenheiro-chefe da CRRC Sifang.
Leia mais
+ Tibete inaugura primeiro trem-bala a 3.000 metros acima do nível do mar
+ Estação de trem abandonada vira hotel na Espanha
A China revelou seus planos de criar mais ferrovias de alta velocidade em 2019, quando divulgou o protótipo do trem maglev. O país quer conectar mais suas grandes cidades através de trens para reduzir o tempo e as despesas necessárias para viajar pelo território chinês.
O trem de alta velocidade médio na China pode chegar a cerca de 350 km/h, enquanto os aviões voam de 800 a 900 km/h. O trem mais rápido do mundo inaugurado em Qingdao pode chegar a 600 km/h.
No entanto, o novo trem ainda carece de redes completas de trilhos compatíveis com a sua tecnologia. Atualmente, a China tem apenas uma linha maglev em uso comercial, conectando o aeroporto Pudong de Xangai com a estação Longyang Road na cidade. A viagem de 30 km leva cerca de sete minutos e meio, com o trem atingindo velocidades de 430 km/h.
Várias novas redes maglev estão supostamente em construção, de acordo com a CNN, incluindo uma ligando Xangai e Hangzhou e outra ligando Chengdu e Chongqing.