
Nos dias 15 e 16 de março, o Rocky Mountain Games dá a largada para a temporada de 2025 no Monumento Natural da Pedra Grande, um paraíso para os esportes de montanha, localizado em Atibaia, no interior paulista.
A primeira etapa do circuito terá as tradicionais disputas de Trail Run (6 km, 12 km, 21 km e 42 km), Canicross, Uphill, Mountain Bike (25 km e 50 km), e-MTB (50 km) e Gravel, além do Hike & Fly, modalidade que combina uphill e parapente.
Veja também
+ Canicross no Rocky Mountain Games: lições que só o seu cachorro ensina
+ “A prova mais legal que eu já participei”. Como a e-MTB ganhou terreno no Rocky Mountain Games
+ 5 provas de trail run para você começar 2025 com o pé na lama
Reconhecido como o principal festival de esportes e cultura de montanha do país, o RMG também terá duas atrações inéditas para o encontro em Atibaia: o Trekking Experience e a prova de Asa Delta.
Enquanto o Trekking Experience oferece uma caminhada imersiva de 6 km, ideal para quem deseja explorar as trilhas da Pedra Grande em um ritmo mais tranquilo e contemplativo, a competição de Asa Delta promete levar a adrenalina de atletas e espectadores literalmente às nuvens, transformando o céu em um espetáculo de emoções intensas.
Como manda a tradição, o Rocky Mountain Games também terá atrações para a garotada, como o Acampamento Go Outside, destinado a crianças de 4 a 13 anos, que incluirá atividades de trekking, leitura de mapas, slackline e diversas brincadeiras ao ar livre.
A Arena Rocky Mountain será montada na Pista de Pouso de Voo Livre de Atibaia, com início das atividades às 7h. A entrada na arena é grátis, contando ainda com food trucks, ativações e atrações para o público, shows musicais e cinema ao ar livre.
As inscrições seguem abertas e podem ser realizadas aqui.
Trekking Experience
Ver essa foto no Instagram
Atleta e preparador físico, Luiz Torres conhece como poucos os caminhos que levam ao topo da Pedra Grande, com impressionantes 1.418 metros de altura. Morador de Atibaia há mais de 15 anos, ele treina regularmente no local e é presença constante nas provas do Rocky Mountain Games. Para ele, o Trekking Experience será a oportunidade perfeita para vivenciar a beleza da Pedra Grande de forma descontraída, sem a pressão competitiva.
Os 6 km serão percorridos na Trilha dos Monges, um percurso totalmente sinalizado, onde participantes contarão com o suporte dos organizadores e toda a estrutura da prova, garantindo segurança e orientação durante o trajeto. “É a chance ideal para reunir os amigos e familiares em um dia memorável na montanha, com muita conexão com a natureza pertinho de São Paulo”, comenta Luiz.
“A Trilha dos Monges é um dos caminhos mais icônicos da Pedra Grande”, complementa o trail runner. “Logo no começo há um trecho alagado conhecido como charco, onde todos os participantes inevitavelmente vão molhar os pés. A água pode chegar até os tornozelos ou, em alguns pontos, até a canela, tornando essa parte um desafio divertido”.
“Após o charco, a trilha segue por um single track cercado pela natureza, passando pelas ruínas dos monges, um local histórico e visualmente impressionante”. Ele classifica a trilha como moderada, e recomenda o uso de roupas adequadas, hidratação constante e boné, já que parte do trajeto pode ser exposto ao sol.
“No trecho final, há um pequeno platô onde os participantes chegam a uma bica d’água, conhecida como ‘biquinha’. Esse ponto funciona como uma pequena cachoeira, ideal para se hidratar e se refrescar. É o momento perfeito para os atletas molharem os punhos e a cabeça antes de completar o trekking”, complementa Luiz.
Após a atividade, o ponto de encontro dos “trekkeiros” será a arena RMG, onde os participantes poderão desfrutar de uma cerveja gelada, choripán, música ao vivo e todas as atividades preparadas especialmente para celebrar a experiência.
Ver essa foto no Instagram
Decolagem autorizada
Outra grande novidade desta edição do Rocky Mountain Games é a inclusão da prova de Asa Delta, que traz uma abordagem diferente do Hike & Fly.
Os pilotos terão o desafio de decolar da Pedra Grande, um dos locais mais emblemáticos do estado para a prática do voo livre, e permanecer no ar pelo maior tempo possível. A pontuação será definida pela proximidade do tempo de voo em relação a um valor de referência pré-estabelecido, testando a habilidade e a estratégia de cada competidor.
A Pedra Grande, com sua imponência e vistas deslumbrantes, é um cenário perfeito para essa experiência. Reconhecida nacionalmente como um dos melhores pontos de decolagem para asa delta, a região atrai pilotos de todo o país há décadas, consolidando-se como um verdadeiro templo do voo livre.
A prova, marcada para começar às 15h30 do sábado, poderá ser remarcada para o domingo, caso as condições climáticas não sejam ideais.
Além da competição, o evento promete ser um espetáculo à parte para o público, que poderá acompanhar de perto a decolagem e os voos dos pilotos, celebrando a beleza e a adrenalina da modalidade.
Para saber mais, siga o perfil @rockymountaingames no Instagram.