Trate bem seu corpo o dia todo para render mais na corrida

Por Redação

Foto: Shutterstock.

Você já sabe que correr traz vários benefícios para a saúde. O que talvez você não perceba é que o que você faz entre os treinos afeta diretamente seu desempenho. Correr um dia sim e outro não dá a você uma pausa para se recuperar e reduz o risco de lesões. E existem outras maneiras de fazer do tempo que você não está correndo um aliado da sua performance e da saúde.

Faça cross-training

Aulas de spinning, de deep running (corrida na água) e treinos no aparelho elíptico (transport) melhoram o condicionamento físico, sem gerar impacto nos joelhos. Investir em outras atividades em dias alternados aos da corrida ajuda a fortalecer o sistema cardiovascular e a trabalhar seus músculos de uma forma diferente.

Veja também
+ Para acelerar no dia da prova, seu cérebro precisa desacelerar na véspera do evento
+ Sensor de baixo custo ajuda a estimar a carga de poluentes inalada por ciclistas
+ Esquiador é arrastado por avalanche e filma cena; assista
Não fique acordado até tarde

Só porque você não vai levantar cedo amanhã para correr não significa que deve adiar a hora de ir para a cama – nenhum método de recuperação supera uma boa noite de sono, e você tem maior probabilidade de dormir bem quando vai para a cama e se levanta no mesmo horário todos os dias.

Abasteça-se

Coma carboidratos e proteínas nos últimos 30 minutos do treino para reabastecer seus estoques de energia (e evitar ficar com fome mais tarde). Depois de corridas curtas, consuma cerca de 100 calorias. Corridas longas (20 km ou mais) exigem até 300 calorias. Se você correr imediatamente antes do café da manhã ou do jantar, simplesmente reabasteça na refeição.

Não relaxe demais

Boa parte das pessoas – os corredores inclusive – passa tempo demais sentadas, no trabalho ou em casa. Levante ou se movimente um pouco a cada 15 minutos.