Na 1ª edição do Sertões Kitesurf, a viagem até o destino definitivamente é tão importante como o destino em si.
A inédita travessia de downwind vai cruzar 500 km em uma aventura de cinco dias pelas águas do Nordeste brasileiro.
A largada será no dia 9 de outubro em Touros, localidade considerada histórica do país e que fica na divisa com São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte.
Além das belezas naturais, este pequeno município de pouco mais de 30 mil habitantes é onde foi construído o Marco de Touros, monumento de 1501 que marca a chegada dos portugueses ao estado.
O ponto de partida da primeira etapa será a Pousada Kauli Seadi, espaço comandado pelo tricampeão mundial de windsurf Kauli Seadi, que assim como muitos atletas do Rally também moldou a carreira impulsionado pelos ventos.
De Touros, os atletas das categorias Elite vão percorrer mais de 100 km até a Praia do Minhoto, em Guamaré, outro paradisíaco ponto do litoral potiguar. Já os competidores da Adventure e Master farão cerca de metade do trajeto.
O Minhoto será a última parada no estado antes de os velejadores cruzarem a fronteira do Rio Grande do Norte com o Ceará, que será o palco das últimas cinco travessias do Rally Sertões Kitesurf.
Em águas cearenses, o evento passará por Icapuí, Beberibe, São Gonçalo do Amarante e Amontada até chegar ao destino final, marcado para o dia 13 de outubro no Rancho do Kite, centro de referência da modalidade no país e localizado na charmosa Praia do Preá, vilarejo vizinho a Jericoacoara.
Considerado um dos melhores lugares para a prática do kitesurf no mundo, este trecho do litoral nordestino oferece condições perfeitas para a prática do esporte por pelo menos oito meses ao ano.
A prova também passará por outras famosas praias da região como Pedra Grande, Dunas do Rosado, Porto do Pecem, Praia do Farol, Pernambuquinho, Canoa Quebrada, Praia de Lagoinha, Arpoeiras e Guajiru.
“Entendemos que o kitesurf é uma forma de conhecer o Brasil por uma nova perspectiva, principalmente na modalidade downwind. Velejar somente com força do vento e do kite traz uma sinergia muito forte com a natureza e as belezas do Brasil. Será uma experiência transformadora. É isso que o Sertões Kitesurf promete proporcionar”, destaca Jalila Paulino, organizadora da prova.
Durante as etapas, os competidores irão pernoitar na Vila Kite, uma estrutura móvel que promete contará com tendas individuais e banheiros montados pela organização nas áreas inóspitas da travessia.
O Sertões Kitesurf acontece nos próximos dias 8 a 14 de outubro e terá cobertura especial da Go Outside. Fique ligado!
Ver essa foto no Instagram