Tour de France 2024 não terá linha de chegada na Champs-Élysées

Por Outisde USA

Tour de France 2024 não terá linha de chegada na Champs-Élysées - Go Outside
Foto: Shutterstock

Os organizadores do Tour de France anunciaram que a corrida não terminará na Champs-Élysées em 2024, mas sim em Nice, com um contra-relógio no último dia.

+ Quem é Oscar Onley, o jovem que quase superou o campeão do Tour de France
+ Presidente da UCI espera incluir o short track como modalidade olímpica

Uma finalização da etapa 21 na Champs-Élysées tornou-se uma tradição moderna, muitas vezes chamada de campeonato mundial não oficial de velocistas, e um item da lista de desejos de carreira para qualquer um dos homens mais rápidos do pelotão.

No entanto, as Olimpíadas de Paris de 2024 verão a capital francesa lutando para conter dois grandes eventos esportivos ao mesmo tempo, o que significa que a corrida terminará em Nice, no sul do país.

Somente durante as duas primeiras edições do Grand Tour francês em 1903 e 1904 a corrida não terminou em Paris e, desde 1975, seu ponto culminante é realizado na Champs-Élysées. Mas dentro de dois anos, a famosa Promenade des Anglais sediará os últimos metros do Tour do ano. Outra peculiaridade notável da edição do Tour de France 2024 será o primeiro Grand Départ da Itália, com os pilotos prontos para partir de Florença antes de três semanas de corrida.

Um relatório no Le Parisien sugere que a flexibilidade de Nice em acomodar o atraso do Grande Départ do Tour de France 2020 no final de agosto, após o auge da lucrativa temporada de turismo e sob medidas estritas do Covid-19, foi recompensada com a premiação do final do Tour de 2024.

“Depois de 110 edições concluídas no Parc des Princes, no velódromo Cipale no Bois de Vincennes ou na Avenue des Champs-Elysées, o Tour de France terminará longe de Paris pela primeira vez em 2024, com a etapa 21 em Nice em 21 de julho”, dizia o anúncio do Tour de France.

“Para esta etapa final excepcional ao longo da costa do Mediterrâneo, um contra-relógio decidirá o título entre os contendores. Trinta e cinco anos depois que Greg LeMond tirou Laurent Fignon da camisa amarela por oito segundos. A etapa do dia anterior será disputada nas estradas cheias de suspense do interior de Nice.”