Tóquio prorroga estado de emergência e Jogos podem ser adiados

Japão prorroga estado de emergência e Jogos podem ser adiados
Japão prorroga estado de emergência e Jogos podem ser adiados novamente

Programados para terem início em 23 de Julho, os Jogos Olímpicos de Tóquio estão novamente sob alerta: o governo japonês anunciou a prorrogação do estado de emergência até 31 de maio. As medidas estão em vigor desde o dia 23 de abril. Segundo com os organizadores, os Jogos podem ser novamente adiados, se necessário, mais uma vez.

Há apenas três meses da data de abertura do maior acontecimento esportivo mundial, a expectativa era de que a contenção do avanço da covid-19 no país estivesse apresentando melhores números. O Japão registrou 527.611 casos e 10.675 mortes desde o início da pandemia e, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins, indica uma média diária de 4.800 novos casos por dia.

Inicialmente, a fase atual de emergência estava prevista para terminar no dia 11 de maio; entretanto, novas medidas são necessárias, de acordo com os organizadores dos Jogos, para garantir segurança a todas as pessoas envolvidas no evento. Durante os Jogos, os atletas participantes serão testados diariamente e as equipes de apoio que participam diretamente da organização deverão ser testadas pelo menos a cada três dias.

O governo japonês não descarta que os Jogos Olímpicos sejam novamente adiados, conforme informou Shigeru Omi, assessor do Executivo do governo do Japão para a área da Saúde. Originalmente, a edição dos Jogos estaca programada para acontecer em julho de 2020 – o evento ocorre tradicionalmente a cada quatro anos e a última edição foi realizada em 2016, no Rio de Janeiro.

Além de Tóquio, o estado de emergência afeta os distritos de Osaka, Kyoto, Hyōgo, Aichi e Fukuoka. Na fase atual, bares e restaurantes devem fechar às 20h, e o transporte público opera em capacidade reduzida durante a noite, fins de semanas e feriados. As lojas de departamento, os bares que não vendem nenhum tipo de comida e os famosos karaokês permanecem fechados.