5 tipos de suculentas para ter em casa

tipos de suculentas
Foto: Reprodução / @suculentasinlove

As plantinhas tem ganhado cada vez mais espaço na casa dos brasileiros, isso porque elas além de serem um ótimo item decorativo, ajudam na saúde mental e também a equilibrar o ar do ambiente. Mas para quem não tem muita destreza com plantas, mas quer se aventurar nesse mundo, aqui iremos indicar 5 tipos de suculentas para você adotar aí para o seu espaço.

As suculentas são perfeitas para os iniciantes no mundo verde, isso porque elas possuem bastante líquido, ou seja, não é necessário que sejam regadas com frequência. E é exatamente por isso que elas acabaram se tornando as queridinhas de muitas pessoas, principalmente para quem mora em apartamento.

+ Urban jungle é o novo estilo de decoração e vida dos Millennials

+ 5 fotos impressionantes de plantas ao redor do mundo

+ Como cultivar plantas em casa e quais são de fácil cultivo

Os tipos de suculentas

As plantas suculentas possuem diversas espécies e tamanhos, mas é importante lembrar que nem todas se assemelham aos cactos, por exemplo, e por isso exigem um cuidado específico, de acordo com sua espécie.

Rosa de pedra

Essa espécie de suculenta talvez seja a mais conhecida, pelo menos é uma das mais populares no Brasil. Com seu visual bonito e romântico, ela também é conhecida como bola-de-neve mexicana. Essa espécie não é muito grande, então ela pode medir entre 5 e 20 centímetros.

Essa suculenta é do grupinho das suculentas de sombra, ela gosta muito de luz, mas não diretamente. Então se você deixá-la perto de uma janela, onde ela possa receber luz indiretamente, ela vai adorar!

  • Quando regar? durante o verão ela deve ser regada uma vez por semana, já no inverno apenas uma vez no mês;
  • Ela deve ser plantada em solo rico em matéria orgânica e bem drenável.

Orelha de Shrek

Essa espécie tem um visual único, o nome do personagem dos filmes de animação, vem exatamente da forma delas, por serem tubulares e enfim, parecerem muito com as orelhas do ogro do filme.

Essa plantinha adora um solzinho e/ou ficar na meia sombra, então tá liberado deixá-la em um lugar com luz solar direta. O crescimento das orelhas de shrek é bem lento, então caso você opte por planta-la, ao invés de comprar a mudinha já crescida, será um momento bem divertido acompanhar todas as fazes de crescimento dela. Além disso elas podem ter de altura entre 50 e 80 centímetros.

  • Quando regar? as regas devem ser feitas quando o solo estiver bem seco, então o período deve ser bem espaçado um do outro. Já no inverno, elas devem ser regadas apenas para que as folhas não murchem;
  • Ela deve ser plantada em um solo arenoso e bem drenável.

Estrelinha gorda

A suculenta estrelinha gorda parece ser espinhenta, mas fica tranquilo que esse não é o caso! Suas folhas são pequenas e cilíndricas, parecendo vários espinhos reunidos ou, como diz o nome, várias estrelinhas. Essas são bem pequenininhas e ótimas companheiras para quem dispõe de pouco espaço em casa.

Elas podem crescer até 20 centímetros e adoram sol! Essa espécie não é muito comum nas residências brasileiras, mas seu cultivo é bem prático.

  • Quando regar? as estrelinhas devem ser regadas apenas uma ou duas vezes ao mês;
  • Devem ser plantadas em solo com matéria orgânica e que sejam bem arenosos.

Orelha-de-elefante

Dentre todas as espécies que mostramos aqui, essa é a que possui a folhagem maior. Bom, não é de se estranhar, já que o seu nome remete as orelhas dos lindos e grandes elefantes.

Essa suculenta pode ter uma folhagem verde, avermelhadas ou amarelas, e podem medir até 60 centímetros. Assim como as orelhas de shrek elas adoram sol e/ou meia sombra.

  • Quando regar? essas suculentas precisam de bastante água, mas as regadas devem ser espaçadas uma da outra, ou seja, é preciso esperar o solo ficar bem seco;
  • Elas gostam de solo com matéria orgânica, que sejam arenosos e drenáveis.

Rosinha-de-sol

A última, mas não menos importante – e fofinha – a rosinha-de-sol possui uma abundancia nas suas folhagens, mas o que chama a atenção são as flores que nascem no meio das folhas. As florezinhas costumam dar as caras na primavera e costumam durar até o verão.

Elas podem chegar até 15 centímetros de altura e adoram sol e/ou meia sombra, mas se você quer que as flores apareçam, pode deixá-la em locais com bastante acesso ao sol.

  • Quando regar? deve-se dar água a ela de forma moderada durante o verão, e no inverno devem ser regadas de 15 em 15 dias;
  • Elas também adoram solo arenoso e cheio de matéria orgânica.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo