Uma jovem de 21 anos que trabalhava em um zoológico do Chile foi morta por um tigre que escapou de sua jaula após a cerca ficar aberta. A mulher estava realizando a limpeza e manutenção do local na última sexta-feira (6) quando sofreu o ataque.
Catalina Torres Ibarra trabalhava como guia de turismo e ajudava na limpeza no parque de safári na cidade de Rancagua, 90 km ao sul da capital chilena de Santiago. As informações são do site local La Tercera.
Leia mais
+ Tigres são executados na China após matarem cuidador de zoológico
+ Turistas sofrem ataque de leão em Namíbia
Os animais do zoológico geralmente podem andar livremente pelo local direcionado a eles, mas quando a equipe está trabalhando na área, eles são confinados em recintos.
Catalina sofreu ferimentos no pescoço quando foi atacada pelo ataque do tigre, disseram as autoridades. Williams Espinoza, da polícia de Rancagua, disse que tudo aconteceu muito rápido. “Ela não percebeu que a porta da jaula do animal estava aberta e foi imediatamente atacada por este tigre, causando sua morte no local”, disse.
Jorge Mena, do Ministério Público regional, disse que seria estudada uma possível culpabilidade de terceiros pelo ocorrido.
Segundo o gerente do zoológico, Antonio Rojas, a vítima não deveria estar limpando as jaulas, uma vez que essa não era sua função. No entanto, ele disse que se ela fosse fazer a limpeza, seria da jaula do leão, e não do tigre.
“Naquele recinto havia um tigre que estava trancado em seu ‘quarto’ e outro que estava solto no recinto, mas não solto no zoológico, estava em um recinto com cadeado”, explicou Rojas, de acordo com o jornal chileno Meganoticias. “As pessoas que estavam limpando o setor de entrada dos leões receberam instruções para simplesmente limpar a entrada dos leões e não a entrada dos tigres”, disse.
O funcionário do safári e colega de trabalho da vítima Leonardo, no entanto, disse que houve negligência por parte do zoológico. Ele afirmou que a amiga tinha, sim, recebido instruções para entrar na jaula do tigre.
“Pelo que eu sei, ela foi enviada para fazer essa tarefa e não foi informada de que a cerca do tigre estava aberta”, disse.
O zoológico foi fechado enquanto a polícia investiga o caso.