Tempestade Nicholas vira furacão e atinge o Texas

Tempestade Nicholas vira furacão e atinge o Texas
Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (14), a tempestade tropical Nicholas acabou ganhando forças e virou um furacão de categoria 1 (escala que vai até 5), pouco antes de atingir a costa do Golfo dos Estados Unidos.

+ Jacaré mata homem em galpão alagado pelo furacão Ida

+ Furacão Ida deixa ao menos 6 mortos nos EUA

+ Furacão Laura ameaça costas americanas do Golfo do México

O tufão chegou ao solo do Texas a 55 km da cidade de Freeport e agora se movimenta para Houston (EUA), de acordo com o Centro Nacional de Furacões do país (NHC, na sigla em inglês).

Por consequência, o furacão Nicholas levará muita chuva ao Texas até quarta-feira (15) e à Louisiana e ao Mississippi até quinta-feira (16). Até o momento não há registros de danos e vítimas. Depois de atingir o solo, o tornado enfraqueceu e voltou a ser tempestade tropical, podendo perder ainda mais intensidade e virar uma depressão tropical na quarta-feira, segundo informações do NHC.

O governador do Texas, Greg Abbott, comunicou a população na tarde de segunda-feira (13), alertando-os sobre os próximos dias.

“Será uma tempestade de avanço pelo Texas, de vários dias, e vai descarregar uma quantidade imensa de chuva”, afirmou. ” As pessoas precisam estar preparadas para eventos extremos com alto nível de água”.

O governo ainda comunicou que irá declarar estado de emergência em 17 condados e 3 cidades na costa, e as equipes de resgate estão em alerta. Muitas viagens foram canceladas nos aeroportos da região de Houston, que foi fortemente atingida pelo furacão Harvey em 2017.

O canal de navegação do porto da cidade também foi fechado, ele tem cerca de 2,3 milhões de habitantes.