A partir do final deste mês de abril, os turistas que vão passar um dia em Veneza terão que pagar uma taxa.
Essa é a mais recente tentativa da cidade italiana de combater o excesso de turistas nos horários de pico.
Veja também
+ 5 cuidados para ter ao usar uma bike elétrica
+ Esta abordagem japonesa pode ajudar a reduzir o estresse no camping
+ Vista do Monte Fuji será bloqueada para evitar superlotação de turistas
A taxa se aplicará aos visitantes que viajam apenas durante o dia para a ‘cidade antiga’ (que é toda a região da lagoa), mas não àqueles que ficam durante a noite.
Ela custará 5 euros (cerca de R$ 27) por pessoa, e o novo sistema emite um código QR após o pagamento, para ajudar a simplificar a experiência para os visitantes.
Aqueles que viajam diretamente para as ‘ilhas menores’ como Burano e Murano não precisarão pagar, e os moradores locais e os que viajam diariamente também serão isentos.
As pessoas que ficam na cidade por uma noite ou mais também serão dispensadas da cobrança, assim como as pessoas com uma segunda casa em Veneza. No entanto, aqueles isentos da taxa ainda devem registrar sua viagem online.
A taxa será aplicada como parte de um teste até o dia 5 de maio. Em seguida, será aplicada todos os fins de semana entre 8h30 e 16h até domingo, 14 de julho.
Acredita-se que o imposto será usado apenas para cobrir o custo do sistema de reservas em si, em vez de gerar lucro. A ideia é tentar desencorajar os visitantes nos dias em que a cidade provavelmente estará lotada.
Isso ocorre depois que a UNESCO anunciou que estava considerando adicionar Veneza à sua lista de patrimônios em perigo, em parte devido aos danos causados pelo alto número de turistas.
O que acontece se você não pagar a taxa?
A multa para quem não pagar a taxa pode chegar a 300 euros (R$ 1,6 mil). Os funcionários realizarão verificações aleatórias nos códigos QR em Veneza, que mostrarão se a pessoa pagou o imposto de turista de um dia ou se está isenta.
Cerca de 200 fiscais também foram treinados para explicar o processo a qualquer pessoa que desconheça a taxa.
Mas a nova taxa não está isenta de críticas. Os moradores foram às ruas de Veneza no último dia 25 de abril em protesto contra o esquema, que eles acreditam que não conseguirá reduzir o número de visitantes e apenas manchará a reputação da cidade.
O ex-prefeito de Veneza, Massimo Cacciari, até sugeriu que os turistas se recusassem a pagar a taxa, pois eles “já pagam por tudo”, segundo o jornal britânico Mail Online.
Já outros habitantes de Veneza esperam que, ao implementar essa nova taxa de entrada, a cidade se torne mais habitável para os moradores e mais agradável para os visitantes.