Por Camila Junqueira
Marcelo Semiatzh e Alexandre Blass (o primeiro formado em fisioterapia, o segundo, em esporte) tiveram suas carreiras muito ligadas ao estudo do movimento humano.
Atualmente, por meio de avaliações, fisioterapia esportiva e reeducação postural, o trabalho deles está melhorando o desempenho e tratando lesões de muitos atletas profissionais e amadores do país. O livro Força Dinâmica: Postura em Movimento condensa os princípios das ciências do movimento utilizados pela dupla, trazendo inúmeros exemplos práticos e ilustrados. A seguir, os autores explicam com mais detalhes a técnica que está conquistando adeptos graças a sua originalidade e resultados.
GO OUTSIDE: Como vocês descreveriam, brevemente, o método da força dinâmica?Alexandre e Marcelo: Ele se baseia na alteração de padrões motores consolidados. Nesse sentido, o andar é um excelente instrumento para desenvolver os principais elementos do controle do movimento, pois se trata de uma tarefa básica, acessível e comum a todos nós. Nosso trabalho também atua sobre a corrida e outras modalidades.
O que ele tem de inovador?
Ele propõe que a mecânica do andar, se bem ajustada, é um elemento integrador do movimento humano. Acreditamos que somente uma boa postura não garante uma reação adequada à gravidade quando estamos parados em pé. Deve haver também uma intenção de manter a força e os ajustes musculoesqueléticos necessários para sustentar uma ação por determinado tempo. Entendemos a postura como o resultado das forças às quais o corpo é submetido de forma sistemática e ininterrupta.
É necessário ter alguma lesão para poder se beneficiar da proposta de vocês ou sempre se pode melhorar?
Qualquer pessoa pode se beneficiar em aspectos qualitativos do movimento, na eficiência da aplicação de força e na manutenção dos programas de treinamento. Com relação às lesões, obtemos excelentes resultados com patologias causadas por sobrecargas mecânicas.
>> Força Dinâmica: Postura em Movimento (Alexandre Blass e Marcelo Semiatzh; 168 páginas; R$ 77; summus.com.br)