Nesta quarta-feira (14), o esloveno Tadej Pogacar firmou seu domínio da camisa amarela com a magnífica vitória durante a etapa 17 sobre o enevoado Col du Portet, vencendo a batalha contra Jonas Vingegaard e Richard Carapaz.
+ Tour de France: Patrick Konrad vence isolado a 16ª etapa
+ Mollema leva a melhor e vence 14ª etapa do Tour de France
+ Skate pode ter limite de idade nas próximas Olimpíadas
É a primeira vitória de uma etapa de Pogacar com a camisa amarela, depois de deixar seus rivais nos últimos 100 metros e cruzar a linha de chegada três segundos à frente de Vingegaard e Carapaz.
? That one was special! Relive the emotion of @TamauPogi after his win at the Col du Portet!
? Une victoire toute particulière ! Revivez l'émotion de @TamauPogi après l'arrivée au Col du Portet !#TDF2021 pic.twitter.com/QJenHL2h8q
— Tour de France™ (@LeTour) July 14, 2021
Esse será o novo pódio – na mesma ordem – esta noite. Mas com certeza isso é a prova de que ninguém vai derrotar Tadej Pogacar, da Emirates Team dos Emirados Árabes Unidos, ganhando um segundo Tour no domingo.
O jovem dos Emirados Árabes Unidos, de 22 anos, deu uma canseira nos seus rivais Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) e Richard Carapaz (Ineos Grenadiers), nos momentos finais do Col du Portet. Durante a etapa o equatoriano Carapaz deu um forte ataque contra Pogacar e Vinegaard, mas no fim, o esloveno conseguiu se dar bem.
Nos dois quilômetros finais Carapaz tentou derrubar Vingegaard e testar o Tadej lado a lado. Apesar da recuperação de Vingegaard, nas últimas centenas de metros Pogacar puxou o gatilho e garantiu sua vitória inaugural memorável no maillot jaune.
O Tour de France continua na quinta-feira com outra chegada ao topo em Luz Ardiden em um estágio de 18 a 130 km que também inclui uma subida do lendário Col du Tourmalet. Com a liderança de Pogacar no GC praticamente inatacável, será um dia para os seus adversários batalharem pelas restantes posições entre os 10 primeiros.