Vencedor do Tour de France, Tadej Pogacar não vai às Olimpíadas por fadiga

Por Redação

Foto: Charly Lopez / ASO.

Campeão do Tour de France, o esloveno Tadej Pogacar, 25, decidiu não participar das Olimpíadas de Paris 2024.

Pogacar, que venceu seu terceiro Tour de France no último domingo (21), não foi convocado para o ciclismo de estrada devido à fadiga, de acordo com o Comitê Olímpico Esloveno.

Veja também
+ 7 histórias que definiram o Tour de France 2024
+ Tudo o que você precisa saber sobre a cerimônia de abertura de Paris 2024
+ São Paulo cria mini Champs-Élysées para celebrar Olimpíadas de Paris

“O treinador nacional da equipe masculina de ciclismo revelou os nomes dos ciclistas que competirão na corrida de estrada nas Olimpíadas deste ano em Paris. Tadej Pogacar, muito cansado, não estará entre eles”, disse o Comitê em comunicado.

Pogacar será substituído por Domen Novak. Ele era um dos favoritos, ao lado do holandês Mathieu van der Poel, para a corrida de estrada olímpica, um percurso desgastante de 225 km dentro e ao redor da capital francesa marcado para 3 de agosto.

Tendo se tornado o primeiro homem a vencer o Giro d’Italia e o Tour de France na mesma temporada desde Marco Pantani em 1998, o próximo objetivo de Pogacar provavelmente será o campeonato mundial de corrida de estrada em setembro.

Pogacar não tem intenção de encarar a Volta da Espanha este ano, mesmo com a perspectiva de completar um feito inédito nos três Grand Tours.

“Com certeza passou pela minha cabeça fazer a Vuelta, as pessoas dizem para você ir fazer isso ou aquilo,” disse Pogacar. “Mas estou tentando deixar entrar por um ouvido e sair pelo outro.”

Em vez disso, Pogacar vai mirar a conquista da “tríplice coroa” do ciclismo ao adicionar o título mundial de corrida de estrada em Zurique. O esloveno terminou em terceiro no ano passado, enquanto Van der Poel levou o ouro e a cobiçada camisa arco-íris em Glasgow.

“Para mim, colocar uma cereja no topo desta temporada seria ter um agosto muito bom, relaxar um pouco, me preparar bem para o campeonato mundial e depois dar o meu melhor lá,” acrescentou Pogacar. “Eu sei que Mathieu fica bem na camisa arco-íris, mas eu quero tirá-la dele.”

A tríplice coroa de Giro, Tour e título mundial de corrida de estrada só foi alcançada duas vezes no ciclismo masculino, por Eddy Merckx em 1974, e pelo irlandês Stephen Roche, em 1987.